Pular para o conteúdo principal

Uma Noite em Paris



      Em 2011, passamos menos de 24 horas em Paris, logo após a nossa fantástica experiência em Taizé. Mesmo assim, temos excelentes lembranças da cidade. Vou compartilhar aqui no Blog, um trecho do texto que fiz para o Jornal Planeta Legionis na época, contando um pouco dessa nossa aventura na Cidade Luz.
        Às 20h do dia 14 de agosto, um guia cubano nos levou para um belíssimo passeio. Ouvimos um pouco da história da cidade e nos deslumbramos com os imponentes monumentos. Nossa primeira parada foi em frente ao Rio Sena para um passeio no “Bateaux Parisiens”. De cara já avistamos a Torre Eiffel. Estonteante. Magnífica. Perfeita! Fizemos uma verdadeira sessão fotográfica (risos). 
     
    O passeio de barco durou 1h15 e pudemos apreciar as belezas da arquitetura francesa. Destaque as pontes com ornamentos em ouro puro. Ao longo do percurso, ouvíamos as explicações de tudo que estávamos vendo através de fones de ouvido. E claro, contamos com uma ajudinha extra do Pe. Jean que já visitou Paris outras vezes. No finalzinho do passeio, a Torre Eiffel se iluminou. Impossível não se contagiar com o incrível jogo de luzes coloridas, fizemos uma verdadeira festa! 
      Em seguida, de volta ao ônibus, passamos próximos ao Arco do Triunfo, Obelisco, Palácio do Governo, Hotel dos Inválidos, Praça da Concórdia, Biblioteca Nacional, Basílica de Sacré Coeur, Arco da Defesa, entre outros. O Museu do Louvre foi o único lugar em que descemos para fazer uma fotografia histórica. Conhecemos ainda uma das avenidas mais famosas do planeta, a Champs-Élysées. 
Castelo de Fontainebleau

       Na manhã do dia seguinte visitamos o Castelo de Fontainebleau, na cidade que recebe o mesmo nome, próxima à capital. Conhecemos a carioca Tatiana, a melhor guia de toda a nossa viagem. A também cineasta caprichou no roteiro e nas explicações com muitos detalhes e curiosidades. Caminhamos por mais de duas horas pelos cômodos deste castelo medieval que tem mais de 800 anos de história e já serviu de residência a ilustres monarcas como Napoleão Bonaparte, São Luis da França e Francisco I. Móveis, tapeçarias, obras de arte e objetos pessoais são mantidos em perfeito estado de conservação. Uma verdadeira aula de história.
       De volta a Paris, comemos um delicioso lanche de carne de carneiro e o melhor sorvete de nossas vidas. Logo após, fomos à Catedral de Notre Dame. Por ser feriado na França [15 de agosto, Assunção de Nossa Senhora] a fila para entrar na Catedral dobrava quarteirão. Não menos entusiasmados, ficamos do lado de fora contemplando esta pérola arquitetônica e nos divertindo para encontrar a carinha do Corcunda na faxada da Igreja.

     A Capela da Medalha Milagrosa foi o último lugar que visitamos. Ficamos impressionados ao ver os corpos incorruptos (que não se deterioraram) de Santa Catarina de Labouré e Irmão Luise de Marilac. Enfim, essas poucas horas que passamos em solo parisiense jamais sairão de nossas lembranças...De lá, voamos para a capital da Espanha.


       Leia também:  O dia em que tudo deu errado em Madrid

                              A primeira vez que voamos

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na época era do SBT), Punky, a Levada da Breca (em desenho e em seriado),

Receita- Como fazer mix de açaí - ft. André Summer

Em alta nesta época do ano, o açaí é ingrediente principal de duas deliciosas receitas que vamos apresentar no vídeo de hoje! O empresário André Summer ensina dois mix que serão tendência para o verão, além de super fáceis de fazer...Está sensacional! Vale a pena conferir na íntegra!  Se você gosta de acompanhar novidades do mundo do entretenimento, aproveite e INSCREVA-SE no canal, grande abraço! Confira!!!

O dia em que estivemos no Cine Rio Branco

         Passando em frente ao prédio do antigo Cine Rio Branco, em Varginha-MG, resolvo tirar uma foto [a que ilustra este texto] e me vêm uma ideia à cabeça...Por que não compartilhar com meus leitores do Blog o texto que fiz para o Jornal Planeta Legionis em novembro de 2006? A matéria tem quase uma década, mas ao relê-la, percebi que merece ser divulgada... Na época, eu ainda nem havia entrado na faculdade, mas já gostava de escrever...          A edição impressa é o único arquivo desse momento, já que eu não tinha câmera digital e muito menos celular com câmera para registrar. Na ocasião, entrevistamos o saudoso Sr. Fernando Prince [falecido em 2014]. Após a publicação da matéria,  recebi o primeiro grande incentivo de minha carreira. Ao me encontrar na rua, Prince comentou comigo que aquela foi a melhor matéria que haviam feito sobre o Cine Rio Branco até então...jamais me esqueci daquele dia....Vale ressaltar que estou postando o texto original, sem alterações, somente