quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O ET e outras peculiaridades de Varginha

       
       Dia desses, um leitor assíduo do meu blog me sugeriu que eu escrevesse sobre o ET de Varginha. Mas como o assunto é polêmico, intrigante e divide muitas opiniões, optei por redigir um texto sobre a cidade como um todo, no padrão dos que posto por aqui, com curiosidades [incluindo o ET] e sugestões de lugares para se visitar. 

    Varginha é uma cidade polo do Sul de Minas Gerais, mas com a vantagem de conservar características de interior. Resido aqui desde a infância e confesso que gosto muito desse lugar. Vou destacar alguns pontos [ruas, praças, avenidas, etc] marcantes que sempre me vêm à memória quando se fala da cidade: Avenida Rio Branco, Praça da Fonte, Avenida Princesa do Sul [acho a entrada da cidade tão bonita por ali, dá uma sensação tão boa de familiaridade no regresso de viagens], Praça Dom Pedro II [Jardim do Sapo], Calçadão da Wenceslau Braz e Rua Rio de Janeiro. 
         A cidade não tem tantas opções de lazer, mas vou mencionar os locais que costumo levar familiares e amigos de fora interessados em conhecer um pouco de nossa cultura e de nossa gente. Sempre faço um tour pelo Centro, passando pelas avenidas, ruas e praças que destaquei acima. Apresento a Igreja do Mártir São Sebastião [a minha predileta, na foto acima], a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, o prédio do Cine Rio Branco, o Theatro Capitólio, as estátuas do ET, a Nave Espacial e também a antiga Estação Ferroviária. 

       Durante o dia, há lugares bem interessantes no Centro para se tomar sorvete, açaí ou um café. Um saboroso pastel no Mercado Municipal também não pode faltar! Se houver crianças, vale uma visita ao Zoológico Municipal e também à Mina dos Campos Elíseos, onde é possível brincar na grama ou ler um bom livro. A Academia de Rua no alto da Cemig, na Vila Paiva, é uma boa opção para o fim da tarde. Dezenas de pessoas fazem a sua caminhada e nas proximidades existe o Memorial do ET que segundo informações, será concluído nos próximos meses. 
      À noite, bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias garantem também passeios de acordo com a vontade do freguês. Desde abril de 2016, a cidade conta também com o Via Café Garden Shopping, que aumentou as opções de entretenimento do município.

O Caso ET de Varginha
   
      Desde 20 de Janeiro de 1996, Varginha foi projetada mundialmente graças ao ET que teria aparecido para três moças no Jardim Andere. Não vou relembrar aqui detalhes da história, prefiro trabalhar com a repercussão dela hehe. Afinal, não tem um lugar nesse país que ao falarmos que somos de Varginha as pessoas não deixam de nos perguntar do ET. Repito o mesmo discurso: Na época da suposta aparição eu era criança e tenho poucas lembranças. O que me recordo é que todos afirmavam veementemente que enxergavam luzes no céu e rolava um clima de medo e tensão no ar, principalmente à noite pelas ruas da cidade... 

     Ainda não tenho repertório suficiente para dizer se acredito ou não. Porém, é algo que nos favorece além do sentido comercial e turístico, pois costuma ser um bom tema para “puxar assunto” com pessoas de fora e “quebrar o gelo” nos relacionamentos interpessoais.

Confira imagens aéreas incríveis feitas com um drone



                                    Uma tarde junto à natureza

4 comentários:

Larissa Biancastelli disse...

Amoooo Varginha!!! Belo texto, acredito que apesar da cidade não ter tantas opções de lazer, é uma cidade que desperta o interesse de muita gente. A maioria das vezes que fui viajar e falei que era Varginhense, as pessoas sempre perguntam sobre a famosa nave e que sonham em tirar uma foto com o et...rsrsrsrs... Amo Varginha e não troco por nada.

Matheus Pissolatti disse...

Com toda certeza...Varginha é Varginha...também amo essa cidade...obrigado por ter lido Larissa...

Paulo Henrique belinelli disse...

Varginha é uma bela cidade, apesar de ter poucas opções de Lazer, com certeza você citou lugares ótimos e vamos aguardar o Shopping, e quanto ao ET ele aterrorizou minha infância com certeza, tinha muito medo kkkkkkkkkkkkk.

Matheus Pissolatti disse...

Aguardamos ansiosos o shopping, verdade, com cinema em 3D com toda a certeza....hahah Tá loco, quem não se sentiu aterrorizado com o episódio do ET? Infância traumatizada...kkkk