Visitamos a cidade histórica de Tiradentes-MG no dia 16 de setembro de 2012. Na época, escrevi um texto para o Jornal Planeta Legionis contando um pouco das atrações e lugares que visitamos naquele agradável município que respira arte e cultura...decidi compartilhar com vocês aqui no Blog!
Chegamos em Tiradentes por volta de 8h da manhã e desfrutamos de um dia ensolarado, repleto de atrações. Destaque às ruas de paralelepípedo com seus becos e vielas, os monumentos presentes em todo o Centro Histórico em especial Igrejas e Museus.
Considerada a mais espetacular construção de Tiradentes, a
Matriz de Santo Antônio é um dos principais monumentos do Barroco de Minas
Gerais. Ao visitarmos esta pérola arquitetônica nos emocionamos com a riqueza
dos detalhes de seu interior e principalmente com a belíssima canção emitida
pelo famoso “Órgão da Matriz”. Instrumento do século XVIII composto por uma
série de tubos afinados que são acionados por um teclado manual e encanta os
turistas.
De lá nos dirigimos ao “Museu da Liturgia”. Arrebatador! Mais de 400 peças sacras entre pinturas, esculturas, paramentos, imagens e objetos religiosos que nos levam a reflexão sobre a presença do sagrado no cotidiano. Menção honrosa a sala multimídia com os “Gestos Litúrgicos” e a excepcional trilha sonora do ambiente.
Após o almoço [deliciosa e típica comida mineira], uma pitada de aventura na caminhada pelo
Bosque Mãe D’Água. Encerramos a tarde visitando o comércio local [artesanato forte e com coisas bem interessantes] e exposições
espalhadas em diversos casarões do município.
Como já havíamos visitado São João Del Rei em outra oportunidade, inclusive andado de Maria Fumaça entre as duas cidades, decidimos não incluir este programa em nosso roteiro, mas pra quem nunca fez, vale a pena....É um passeio bem agradável e as paisagens são deslumbrantes....
Comentários