Pular para o conteúdo principal

Os três dias de acampamento no Hallel de Aparecida



De 19 a 21 de abril de 2013 participamos do Hallel Internacional em Aparecida - SP. Foi uma experiência em grupo muito marcante e o último grande evento no país antes da JMJ Rio 2013. Quero compartilhar com vocês o texto que escrevi para o Jornal Planeta Legionis na época, que relata os três dias em que ficamos acampados no Santuário Nacional.

Após semanas de preparação, saímos de Varginha na sexta-feira às 13h. Mochilas, sleeping bags [sacos de dormir que vão entrar para a história] e outros itens incrementavam nosso kit sobrevivência.  A viagem foi tranquila e bem animada! Às 18h chegamos a Aparecida e fomos procurar o local onde ficaríamos alojados. Depois de quase uma hora de caminhada, um pouco perdidos com certeza, finalmente encontramos o lugar. 
    Ficamos nas barracas do Exército oferecidas pelo Santuário, cada um recebeu um colchonete e uma manta. A área de camping era próxima a um bosque que fica atrás da torre do relógio da Basílica.  Neste cenário, vivemos três dias inesquecíveis. Depois de instalados, jantamos no Centro de Apoio ao Romeiro e nos dirigimos à Praça da Basílica Velha, onde acontecia o show de acolhida da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora. 

         A procissão luminosa na passarela da fé com os símbolos da JMJ e a imagem de Nossa Senhora Aparecida em direção a Basílica foi marcante. No palco montado na Tribuna Bento XVI, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB deu as boas vindas aos jovens. Em seguida, diversos cantores da Canção Nova realizaram o show de abertura do Hallel Internacional. Nossa turma concedeu uma entrevista para o programa Bem Vindo Romeiro, da TV Aparecida. Por volta de meia noite, retornamos ao acampamento. 
      A primeira noite foi difícil. Era a primeira vez que acampávamos. Alguns reclamaram um pouquinho da falta de conforto, mas logo tudo virou festa até os monitores virem pedir silêncio. Na manhã do sábado, tomamos café, visitamos a imagem de Nossa Senhora e o grupo se dividiu entre as inúmeras atrações oferecidas aos romeiros do Hallel. Após o almoço demos uma volta na tradicional “feirinha” e voltamos ao acampamento para tomarmos banho e nos prepararmos para a maratona de shows que nos aguardavam. 
     A Banda Anjos de Resgate foi a primeira grande atração da noite, no palco do Centro de Eventos.  A cantora Elba Ramalho fez uma participação especial e emocionou os presentes. De lá, fomos para o palco principal onde a banda Rosa de Saron, atração mais esperada, encerraria as atividades do sábado.  Por uma hora e meia os artistas incendiaram o público, que sabia todas as letras na ponta da língua, inclusive nós, enquanto lágrimas brotavam facilmente dos nossos olhos a medida que o espetáculo atingia o seu clímax. O final do show acabou se tornando um grande momento de partilharmos alegrias e bons sentimentos, em unidade e harmonia, de uma forma nunca antes vivenciada pela nossa equipe.
   Para deixar esse momento espiritualmente mais concreto, nos dirigimos à Capela do Santíssimo para a nossa Vigília. Eleita por unanimidade como a melhor coisa que nos aconteceu no Hallel. Saímos da capela já era madrugada avançada e fomos lanchar no centro de apoio que estava vazio. Voltamos para o acampamento e dormimos rapidamente por conta do cansaço. 
     No domingo após o café, participamos da Missa de envio dos símbolos da JMJ para o Rio de Janeiro, presidida por Dom Orani Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ. Depois do almoço, encerramos o dia no Parque de Diversões do Santuário. A viagem de volta também foi tranquila e recheada de histórias e casos engraçados . Por volta de 21h30 chegamos a Varginha.  

Confira as melhores atrações de Aparecida no vídeo




Leia também: Bote Fé! Diocese recebe símbolos da JMJ

                       Kodak, o Fim de uma Era...

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

Como conquistar uma Oratória Eficiente?

    É tão gratificante quando conseguimos tirar os sonhos do papel e transformá-los em realidade! Com prazer compartilho com vocês uma boa notícia: lancei um e-book esta semana! Reuni em "7 Maneiras para Empreendedores Dominarem a Oratória Eficiente" um pouco das minhas experiências e práticas em comunicação, com o objetivo de ajudar empreendedores, profissionais liberais e prestadores de serviços a destravarem a sua oratória! Ciente da necessidade que este público têm de divulgar seus produtos e serviços nas redes sociais, gravando vídeos e também se apresentando em público com mais objetividade para vender mais! É um verdadeiro guia prático! Ao longo das páginas compartilho orientações e proponho diversos exercícios que vão direcionar os leitores e desafiá-los a agir, já produzindo conteúdos para os seus negócios! E aproveitando a expertise com os mais de 100 entrevistados no Podcast, preparei um bônus com "21 Segredos para dar entrevistas interessantes em podcas...

O dia em que conheci o SBT

               Sempre sonhei com o dia em que eu andaria por aqueles corredores, encontraria vários artistas, conheceria os estúdios e participaria da gravação de um programa...esse dia finalmente chegou! O 27 de agosto de 2015 jamais sairá de minha memória. Tudo que assisti ao longo dos anos nos programas de auditório da emissora foram se materializando na minha frente.        Eram 12h10 quando avistamos o SBT pela primeira vez, do outro lado da Rodovia Anhanguera, em Osasco, região metropolitana de São Paulo. Impossível conter a ansiedade enquanto o motorista fazia o retorno para ingressarmos na pista certa, que dava acesso à fábrica de sonhos de Silvio Santos. Passamos pela portaria e fomos bem recepcionados pela produtora Patrícia, que nos acompanhou ao longo do dia. Após este bate-papo inicial, entramos realmente no CDT – Centro de Televisão.         Do ônibus, avistamos o parq...

Minha lembrança do Papa Emérito Bento XVI

O registro é uma tentativa de “selfie” com o Papa Bento XVI haha, direto da Espanha, na Jornada Mundial da Juventude de 2011. O primeiro Pontífice que vi mais de perto, por duas vezes. Antes disso, participei do Encontro da Juventude Brasileira com o Papa em São Paulo, no ano de 2007.   Sempre que ouço o nome do Papa Emérito, a lembrança mais bonita que vem em minha memória é a forte espiritualidade que vivenciei na noite da Vigília da JMJ, no Aeródromo de Cuatro Vientos, em Madrid. Na ocasião, entre outras ações marcantes, Bento XVI propôs um significativo momento de silêncio durante uma Adoração ao Santíssimo... De arrepiar, só pelo fato de que éramos dois milhões de pessoas no local e só se ouvia o vento e uma chuva fina caindo. Ao longo daquela noite, a chuva se intensificou, chegando a paralisar o evento por alguns minutos. E Ratzinger, no auge dos seus 84 anos, não arredou o pé de lá; ficando com as vestes molhadas, mas junto com a juventude mundial.   Neste últi...

Messi, o grande campeão da Copa do Mundo do Catar

  Confesso que não estava torcendo pra Argentina nesta Copa. Queria muito e cheguei a acreditar em vários momentos no Hexa da nossa seleção, infelizmente não deu...No entanto, com o decorrer do Mundial, a postura do Messi foi me chamando atenção. O cara é craque, ídolo, gênio e muitos outros atributos levantados pelos torcedores (e concordo com todos), porém o que destaco aqui é a sua mentalidade de campeão. Este é o elemento que na minha opinião foi decisivo. Pude acompanhar esta Copa mais de perto (vantagens da vida de empreendedor) e assisti a jogos de várias seleções. Interagimos muito por aqui no Instagram com memes, enquetes e torcidas. Vibramos com todas as dancinhas dos jogadores brasileiros a cada gol e vitória com o Vini Jr., Pombo Richarlisson, Paquetá e Neymar. Conhecemos um pouco mais do Catar, rimos bastante dos eliminados até o Brasil também ser...Torcemos muito pelo Marrocos e também pelo Cristiano Ronaldo, que sou fã há muitos anos. Mas foi o Messi quem capitan...