Pular para o conteúdo principal

Os três dias de acampamento no Hallel de Aparecida



De 19 a 21 de abril de 2013 participamos do Hallel Internacional em Aparecida - SP. Foi uma experiência em grupo muito marcante e o último grande evento no país antes da JMJ Rio 2013. Quero compartilhar com vocês o texto que escrevi para o Jornal Planeta Legionis na época, que relata os três dias em que ficamos acampados no Santuário Nacional.

Após semanas de preparação, saímos de Varginha na sexta-feira às 13h. Mochilas, sleeping bags [sacos de dormir que vão entrar para a história] e outros itens incrementavam nosso kit sobrevivência.  A viagem foi tranquila e bem animada! Às 18h chegamos a Aparecida e fomos procurar o local onde ficaríamos alojados. Depois de quase uma hora de caminhada, um pouco perdidos com certeza, finalmente encontramos o lugar. 
    Ficamos nas barracas do Exército oferecidas pelo Santuário, cada um recebeu um colchonete e uma manta. A área de camping era próxima a um bosque que fica atrás da torre do relógio da Basílica.  Neste cenário, vivemos três dias inesquecíveis. Depois de instalados, jantamos no Centro de Apoio ao Romeiro e nos dirigimos à Praça da Basílica Velha, onde acontecia o show de acolhida da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora. 

         A procissão luminosa na passarela da fé com os símbolos da JMJ e a imagem de Nossa Senhora Aparecida em direção a Basílica foi marcante. No palco montado na Tribuna Bento XVI, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB deu as boas vindas aos jovens. Em seguida, diversos cantores da Canção Nova realizaram o show de abertura do Hallel Internacional. Nossa turma concedeu uma entrevista para o programa Bem Vindo Romeiro, da TV Aparecida. Por volta de meia noite, retornamos ao acampamento. 
      A primeira noite foi difícil. Era a primeira vez que acampávamos. Alguns reclamaram um pouquinho da falta de conforto, mas logo tudo virou festa até os monitores virem pedir silêncio. Na manhã do sábado, tomamos café, visitamos a imagem de Nossa Senhora e o grupo se dividiu entre as inúmeras atrações oferecidas aos romeiros do Hallel. Após o almoço demos uma volta na tradicional “feirinha” e voltamos ao acampamento para tomarmos banho e nos prepararmos para a maratona de shows que nos aguardavam. 
     A Banda Anjos de Resgate foi a primeira grande atração da noite, no palco do Centro de Eventos.  A cantora Elba Ramalho fez uma participação especial e emocionou os presentes. De lá, fomos para o palco principal onde a banda Rosa de Saron, atração mais esperada, encerraria as atividades do sábado.  Por uma hora e meia os artistas incendiaram o público, que sabia todas as letras na ponta da língua, inclusive nós, enquanto lágrimas brotavam facilmente dos nossos olhos a medida que o espetáculo atingia o seu clímax. O final do show acabou se tornando um grande momento de partilharmos alegrias e bons sentimentos, em unidade e harmonia, de uma forma nunca antes vivenciada pela nossa equipe.
   Para deixar esse momento espiritualmente mais concreto, nos dirigimos à Capela do Santíssimo para a nossa Vigília. Eleita por unanimidade como a melhor coisa que nos aconteceu no Hallel. Saímos da capela já era madrugada avançada e fomos lanchar no centro de apoio que estava vazio. Voltamos para o acampamento e dormimos rapidamente por conta do cansaço. 
     No domingo após o café, participamos da Missa de envio dos símbolos da JMJ para o Rio de Janeiro, presidida por Dom Orani Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ. Depois do almoço, encerramos o dia no Parque de Diversões do Santuário. A viagem de volta também foi tranquila e recheada de histórias e casos engraçados . Por volta de 21h30 chegamos a Varginha.  

Confira as melhores atrações de Aparecida no vídeo




Leia também: Bote Fé! Diocese recebe símbolos da JMJ

                       Kodak, o Fim de uma Era...

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na ép...

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

O ET e outras peculiaridades de Varginha

               Dia desses, um leitor assíduo do meu blog me sugeriu que eu escrevesse sobre o ET de Varginha. Mas como o assunto é polêmico, intrigante e divide muitas opiniões, optei por redigir um texto sobre a cidade como um todo, no padrão dos que posto por aqui, com curiosidades [incluindo o ET] e sugestões de lugares para se visitar.      Varginha é uma cidade polo do Sul de Minas Gerais, mas com a vantagem de conservar características de interior. Resido aqui desde a infância e confesso que gosto muito desse lugar. Vou destacar alguns pontos [ruas, praças, avenidas, etc] marcantes que sempre me vêm à memória quando se fala da cidade: Avenida Rio Branco, Praça da Fonte, Avenida Princesa do Sul [acho a entrada da cidade tão bonita por ali, dá uma sensação tão boa de familiaridade no regresso de viagens], Praça Dom Pedro II [Jardim do Sapo], Calçadão da Wenceslau Braz e Rua Rio de Janeiro.       ...

Eco Grito mobiliza população em prol do meio ambiente

                A Pastoral da Ecologia da Paróquia do Mártir São Sebastião promoveu o Eco Grito na manhã deste sábado, dia 29 de abril. A caminhada percorreu diversos bairros e o Centro de Varginha, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e a manutenção e  o estímulo de hábitos sustentáveis entre os cidadãos.        O evento teve início às 08h da manhã em frente ao Batalhão da Polícia Militar, no bairro Padre Victor, e seguiu sentido Centro, passando pelas principais vias da cidade; as atividades culminaram em frente à Igreja do Mártir São Sebastião.  Voluntários de diversas pastorais, movimentos e associações de várias paróquias estiveram presentes, além de representantes da Pastoral da Ecologia de Três Corações, Cruzília e Caxambu. Houve também adesão da juventude, com expressiva participação dos adolescentes do EAC, membros da Pastoral Juvenil Marista, est...