Pular para o conteúdo principal

Taizé, uma experiência


      Nossa primeira viagem internacional [Agosto de 2011] começou pela Comunidade de Taizé, na França. Passamos uma semana no local [de domingo a domingo] e vivemos talvez, a experiência mais fantástica e gratificante de nossas vidas. Vou compartilhar aqui no Blog um trecho do texto que redigi na época para o Jornal Planeta Legionis falando sobre a rotina que vivemos em Taizé.

      Diariamente os sinos badalam convidando os presentes para três momentos de oração: 8h15, 12h20 e 20h30. Nas portas da Igreja há jovens segurando placas pedindo silêncio em vários idiomas. A capacidade do local é para mais de cinco mil pessoas. Todos sentam no chão e a Igreja está sempre lotada.
        Os irmãos da comunidade ocupam o corredor central. Cânticos em diversos idiomas nos levam a sentir a presença de Deus. Na contramão de um mundo cada vez mais agitado somos convidados a fazer silêncio e a refletir logo após a proclamação da Palavra. A cada refeição, eram quatro por dia, tínhamos que apresentar o “ticket meal” para marcar nosso café da manhã, almoço, chá das 17h e jantar. 

     Todos os dias pela manhã havia reflexão bíblica em grupos sobre o Evangelho de Mateus, conduzida pelos irmãos de Taizé. Ao longo do dia, alguns participavam de animados workshops com temas interessantes como redes sociais, relacionamentos e preconceito. Tínhamos também tempo livre para visitar a lojinha, refletir sobre o sentido da vida em um belíssimo bosque ou na capela em estilo medieval, onde começou a comunidade.  
       Oyak é o nome do lugar de diversão em Taizé. Porém, só funciona quatro vezes ao dia em horário reduzido. A lanchonete é o point da galera e nos garantia um extra como batatas chips, refrigerantes, sorvetes e croque monsieur (misto quente). À noite (só escurecia após as 21h) nosso grupo ocupava uma mesinha e cada um contava como foi o seu dia. 

     No Oyak existem ainda tendas de entretenimento. Canções animadas, coreografias divertidas, brincadeiras legais e inusitadas dominam o ambiente. A música brasileira preferida de uma rodinha de portugueses com direito a dancinha era: “É o bicho, é o bicho, vou te devorar, crocodilo eu sou”, do cantor Netinho. 

      Pontualmente as 23h30 a festa era interrompida, pois a partir deste horário o silêncio precisa ser absoluto em Taizé. Uns voltavam para igreja e outros iam para os quartos. Monitores patrulham a comunidade durante a noite e se há conversas nos dormitórios eles entram (nenhum quarto tem chave) e pedem silêncio. Isso aconteceu quase toda as noites com as meninas do nosso grupo.    
     Na Igreja, houve três noites especiais. Na quinta-feira, dia 11 de agosto, o Ir. Alois [prior da comunidade] leu uma mensagem de acolhida e esperança a todos peregrinos, confira um trecho: “[...] é essencial manter-se constantemente perto da fonte, perto do Cristo Ressuscitado, através do qual o amor de Deus chegou até nós. Ele é a nossa paz [...]”.  

        Na sexta, a oração em volta da cruz (ícone bizantino) emocionou os presentes. E no sábado, uma linda celebração da luz pascal .   
        No domingo de manhã participamos da Eucaristia. Em seguida, uma grande tristeza tomou conta de nós, pois era hora de seguir em frente...No entanto, não saimos da forma que chegamos, saimos  com uma nova percepção de mundo e também de fé, baseada na reflexão, silêncio, humildade e partilha. Algo que nos transformou para todo o sempre...De lá, seguimos para a Cidade Luz.

Confira um vídeo completo sobre a nossa 

saga na França, está incrível...



 

        Leia também: Nosso encontro com o Prior de Taizé 

                                 Uma Noite em Paris


                              


Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na ép...

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

O ET e outras peculiaridades de Varginha

               Dia desses, um leitor assíduo do meu blog me sugeriu que eu escrevesse sobre o ET de Varginha. Mas como o assunto é polêmico, intrigante e divide muitas opiniões, optei por redigir um texto sobre a cidade como um todo, no padrão dos que posto por aqui, com curiosidades [incluindo o ET] e sugestões de lugares para se visitar.      Varginha é uma cidade polo do Sul de Minas Gerais, mas com a vantagem de conservar características de interior. Resido aqui desde a infância e confesso que gosto muito desse lugar. Vou destacar alguns pontos [ruas, praças, avenidas, etc] marcantes que sempre me vêm à memória quando se fala da cidade: Avenida Rio Branco, Praça da Fonte, Avenida Princesa do Sul [acho a entrada da cidade tão bonita por ali, dá uma sensação tão boa de familiaridade no regresso de viagens], Praça Dom Pedro II [Jardim do Sapo], Calçadão da Wenceslau Braz e Rua Rio de Janeiro.       ...

Eco Grito mobiliza população em prol do meio ambiente

                A Pastoral da Ecologia da Paróquia do Mártir São Sebastião promoveu o Eco Grito na manhã deste sábado, dia 29 de abril. A caminhada percorreu diversos bairros e o Centro de Varginha, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e a manutenção e  o estímulo de hábitos sustentáveis entre os cidadãos.        O evento teve início às 08h da manhã em frente ao Batalhão da Polícia Militar, no bairro Padre Victor, e seguiu sentido Centro, passando pelas principais vias da cidade; as atividades culminaram em frente à Igreja do Mártir São Sebastião.  Voluntários de diversas pastorais, movimentos e associações de várias paróquias estiveram presentes, além de representantes da Pastoral da Ecologia de Três Corações, Cruzília e Caxambu. Houve também adesão da juventude, com expressiva participação dos adolescentes do EAC, membros da Pastoral Juvenil Marista, est...