segunda-feira, 29 de junho de 2015

Um dia no Mosteiro de Caxambu



         Uma experiência bacana que vivemos com a galera do Pope Jovem e gostaria de compartilhar com vocês do Blog é sobre o dia em que estivemos no Mosteiro [Abadia Beneditina de Maria Mãe do Cristo] de Caxambu - MG. Na época, redigi um texto para o Jornal Planeta Legionis relatando como foi esse domingo, 04 de dezembro de 2011, vale a pena conferir....
        Imagine um lugar afastado da urbanização, no alto de uma colina... Agora, acrescente uma paisagem natural, quase bucólica. O silêncio, só quebrado por um ou outro canto de algum pássaro, consegue nos inspirar. Pra completar a receita, o lugar esbanja simplicidade! Sim, este é o Mosteiro de Caxambu,  um local que nos convida a viver momentos de paz e tranquilidade. Impossível não se sentir bem num ambiente assim. 
        A programação teve início com um deserto [momento de silêncio e solidão] em um belíssimo bosque onde todos puderam refletir sobre suas vidas [lembramos muito da experiência em Taizé]. Em seguida, fizemos um momento de partilha sobre as inquietações de cada um e participamos da oração na Capela do Mosteiro. Ficamos impressionados com os cantos gregorianos entoados pelas monjas de vozes suaves, bem acompanhadas de um harmônio. 

         Pe. Jean Poul Hansen presidiu a Celebração Eucarística às 11h da manhã. As Equipes de Nossa Senhora- ENS de Varginha, que passaram o dia lá, também participaram. Após a Missa, nosso pároco nos apresentou às monjas e degustamos deliciosos salgados no piquenique que preparamos. 
        Durante a tarde, a interação entre a turma da Legião de Maria Jovem e ENS foi perfeita! A equipe nos divertiu com uma dinâmica com presentes e nós elaboramos uma comédia teatral sobre família. 
           Algum tempo depois voltamos à capela para ouvirmos a Irmã Lúcia Maria falar sobre a vida monástica e o dia a dia no mosteiro. Participamos da oração das 15h e seguimos para o Parque das Águas. Lá, a galera pode aproveitar uma tarde ensolarada com direito a teleférico, pedalinho, fontes de água mineral, brincadeiras e claro, um giro caprichado pelo centro da cidade, que proporcionou um passeio agradável e tranquilo.
       Vale ressaltar que o Dia no Mosteiro foi uma ideia do Pe. Jean, que na época estava de malas prontas para mudar-se para Portugal, onde residiu por três anos. Coincidência ou não, atualmente ele é Pároco naquela cidade e tive outras oportunidades de voltar àquele lugar abençoado [foto abaixo].

   Para mais informações sobre o Mosteiro, entre em contato pelo e-mail: abadiamariamaedocristo@gmail.com.
                

Confira um vídeo especial sobre Caxambu



              Leia também: Domingo de lazer e deliciosa culinária em Cambuquira

                                     Corrida de Kart e outras atrações em São Lourenço

                                    

Nenhum comentário: