Pular para o conteúdo principal

Uma aventura na Cachoeira do Juju em Baependi


        Surpreendente! Esta seria a palavra que melhor caracteriza a nossa reação ao deparar-nos com a Cachoeira do Juju, em Baependi- MG. Já estive na cidade outras vezes, mas confesso que desconhecia a zona rural, um verdadeiro paraíso de belezas naturais! Se a queda d’água de mais de 100 metros já causa impacto de longe, imagina de perto! Porém, chegar lá não foi nada fácil... 
        Aproveitamos a segunda-feira de folga [13 de julho de 2015] para conhecermos as cachoeiras da terra de Nhá Chica [estávamos hospedados em Caxambu]. Nosso grupo era formado por cinco pessoas: Pe. Jean [anfitrião e motorista], Luciano [guia e fotógrafo], Max, Saymount e eu [turistas haha]. Saímos do Centro de Baependi às 13h50 e só chegamos ao nosso destino às 15h20. 

        Durante uma hora e meia, percorremos cerca de 35 km em estrada rural. Esse passeio é mesmo pra quem gosta de adrenalina [eu que o diga haha]. O acesso é complicado, cheio de altos e baixos, pedras e muita poeira. No entanto, a vantagem de fazer esse tipo de aventura entre amigos é que conversamos, interagimos e rimos durante toda a viagem. Não faltou animação e nem paisagens deslumbrantes para enriquecer o nosso percurso. Os trechos são bem sinalizados, com placas indicando as cachoeiras e comunidades rurais. 
     Quando menos esperávamos, chegamos ao pé de uma colina e estacionamos o carro. Aproveitamos para fazer um lanche [frutas e água] e encaramos a subida a pé, em fila indiana, por uma trilha contornando o morro. Andamos cerca de 30 minutos até chegarmos ao nosso objetivo. 
       Incrustada nas encostas da Serra da Careta, a Cachoeira do Juju é super imponente [a maior que já vi]. Chegamos ao seu topo onde existem duas piscinas naturais. Os mais corajosos resolveram dar um mergulho [quase morreram congelados]. Porém, a vista proporcionada pelo lugar foi o que mais nos encantou. Ficamos mais de uma hora contemplando a vastidão do horizonte e o contexto que nos envolvia. 

      Definitivamente é um lugar de paz. E como era dia de semana, encontramos apenas um guarda que trabalha no local. Sem nenhum visitante pra disputar espaço, subimos mais um pouco e nos deparamos com o Escorregador do Juju, imaginando como deveria ser bom fazer uma visita nesse lugar no verão. 
      Após dezenas de fotos, quando o sol estava começando a se por, decidimos ir embora, pois logo cairia uma fria noite de inverno...Convictos porém, de que vale a pena voltar e continuar explorando a região que oferece inúmeras outras cachoeiras para apreciarmos e vários esportes radicais.

Confira imagens incríveis da Cachoeira do Juju



         Leia também: Os Mistérios de São Thomé das Letras

                                Cachoeiras e Comunidade Hare Krishna de Baependi





Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!

Uma Experiência no Mosteiro de Caxambu

                   No alto de uma colina, na zona rural de Caxambu-MG (a 6 km da cidade), vivenciamos um fim de semana inesquecível. Em meio a um cenário inspirador, com árvores frondosas, delicadas flores, alegre canto dos pássaros e ao caloroso acolhimento das monjas beneditinas da Abadia Maria Mãe do Cristo, pudemos experimentar três dias de profunda imersão espiritual.         Em busca de ampliar os horizontes da fé e beber “direto da fonte”, jovens de variados grupos das Paróquias do Mártir São Sebastião e Divino Espírito Santo de Varginha-MG, se propuseram a acompanhar a rotina de oração das irmãs do Mosteiro, de sexta a domingo (17 a 19 de novembro). Desde as vigílias na madrugada, até a oração das completas à noite, pudemos nos envolver neste clima de reflexão e recolhimento. Além de realizarmos estudo dirigido de textos do Evangelho, Encíclicas e renomados autores católicos, com momentos d...

O ET e outras peculiaridades de Varginha

               Dia desses, um leitor assíduo do meu blog me sugeriu que eu escrevesse sobre o ET de Varginha. Mas como o assunto é polêmico, intrigante e divide muitas opiniões, optei por redigir um texto sobre a cidade como um todo, no padrão dos que posto por aqui, com curiosidades [incluindo o ET] e sugestões de lugares para se visitar.      Varginha é uma cidade polo do Sul de Minas Gerais, mas com a vantagem de conservar características de interior. Resido aqui desde a infância e confesso que gosto muito desse lugar. Vou destacar alguns pontos [ruas, praças, avenidas, etc] marcantes que sempre me vêm à memória quando se fala da cidade: Avenida Rio Branco, Praça da Fonte, Avenida Princesa do Sul [acho a entrada da cidade tão bonita por ali, dá uma sensação tão boa de familiaridade no regresso de viagens], Praça Dom Pedro II [Jardim do Sapo], Calçadão da Wenceslau Braz e Rua Rio de Janeiro.       ...