Pular para o conteúdo principal

A emoção de reviver as últimas horas de Jesus



         Nos anos de 2011 e 2012, tive a oportunidade de dirigir a “Via Sacra da Juventude”, promovida pelos jovens da Paróquia do Mártir São Sebastião. Foi um grande desafio e uma experiência extremamente marcante, pois também interpretei Jesus. Dessa forma, quero compartilhar com vocês a matéria redigida na época para o Jornal Planeta Legionis...

        Varginha presenciou uma Sexta-Feira da Paixão diferente. Centenas de pessoas que andavam distraídas pelas ruas do Centro, aproveitando o feriado de sol e calor, foram surpreendidas pela força da juventude católica. Mesmo depois de dois mil anos, a história de Jesus Cristo continua arrebanhando multidões.  Olhares curiosos, emoção aflorada e muitas lágrimas marcaram o percurso. 

         “O objetivo da apresentação era fazer com que o público revivesse todo o sofrimento das últimas horas de Cristo. Por isso, optamos por um novo trajeto, no coração da cidade. Dessa forma, um número maior de pessoas poderia assistir. E a estratégia deu certo, a repercussão está sendo extremamente positiva”, afirma Matheus Pissolatti, diretor da peça. Entre atores e bastidores mais de 50 pessoas se empenharam para que tudo acontecesse em tempo real: montagem de cenários, troca de figurinos e sonoplastia. 

         Isabele Pissolatti, que deu vida a Maria na peça, comenta a riqueza desta experiência. “Ficou mais que provado que existe uma juventude diferente, que busca com seu talento e dinâmica um mundo melhor. Pensamos nas gerações que virão, pois temos a esperança de um mundo de amor. Que todos possam conhecer as maravilhas de Deus e viver cada segundo de sua vida com Ele”, ressalta. 
   
       A Santa Ceia, revivida no adro da Igreja do Mártir, foi o ponto de partida da Via Sacra. Terminada a última refeição, Jesus (Matheus Pissolatti) e os discípulos se dirigiram ao Horto das Oliveiras [Praça Dom Pedro II-Jardim do Sapo]. “Fiquei muito emocionado com o número de pessoas que foi mobilizado com essa apresentação. Fiquei pensando o que levaria as pessoas a saírem de suas casas num feriado de manhã para prestigiar um espetáculo teatral. Claro que tem a causa da Paixão de Cristo que foi essencial, mas nem sempre as pessoas se interessam por espetáculos, mesmo os religiosos. O que me chamou atenção foi a inovação e ousadia que vocês tiveram em percorrer um caminho longo e o povo atrás de vocês. Fantástico! Varginha respirou um ar mais artístico no dia 22 de abril graças a vocês! Parabéns!”, comenta o teatrólogo Vanderlei Júnior. 
     
        Após o beijo do traidor, Jesus foi levado ao Sinédrio, montado no início da Praça Governador Valadares. Lá, os Sumo Sacerdotes o acusaram de blasfemo e o encaminharam ao Palácio de Pilatos (Mizael Lima), sediado em cima da Cripta da Igreja Matriz. 

        No caminho, o público deparou-se com Judas (Luiz Fernando) enforcado em uma árvore. “Todos imaginavam que não seria tão bom, pelos desafios que tivemos. Não tínhamos atores suficientes e o percurso seria por um lugar muito movimentado, por isso teríamos que ser brilhantes e somos todos amadores. Mas mesmo assim vencemos o desafio, todos foram incríveis em seus papéis! Isso nos ensinou também que devemos sempre acreditar em nós mesmos e nos dons que Deus nos deu!”, completa a jovem Nataeli Costa, que interpretou o Demônio. 


        Logo após ser flagelado [ao vivo] e condenado, Jesus iniciou sua Via Crucis ao longo da Avenida Rio Branco onde aconteceu os belíssimos encontros com Maria (Isabele Pissolatti), Verônica (Camila Pederiva), Cirineu (Eliton Vicente) e as Mulheres de Jerusalém. “Parabéns pela Via Sacra, foi muito bonita e bem preparada e me ajudou a rezar melhor na Semana Santa aqui em Varginha”, relata o Seminarista Dehoniano Danilo Cardoso, de Brusque-SC.  

       Na Concha Acústica, Cristo foi crucificado e em seguida colocado no colo de sua mãe. O espetáculo terminou com a canção “Belíssimo Esposo”, interpretada pela cantora Camila acompanhada do tecladista Lucas e uma mensagem ecológica relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade 2011 proclamada por Neide Moreira. 

           Leia também: Contando a vida de São Sebastião

                                  Um Espetáculo em Formação

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na época era do SBT), Punky, a Levada da Breca (em desenho e em seriado),

Receita- Como fazer mix de açaí - ft. André Summer

Em alta nesta época do ano, o açaí é ingrediente principal de duas deliciosas receitas que vamos apresentar no vídeo de hoje! O empresário André Summer ensina dois mix que serão tendência para o verão, além de super fáceis de fazer...Está sensacional! Vale a pena conferir na íntegra!  Se você gosta de acompanhar novidades do mundo do entretenimento, aproveite e INSCREVA-SE no canal, grande abraço! Confira!!!

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!