Pular para o conteúdo principal

A emoção de reviver as últimas horas de Jesus



         Nos anos de 2011 e 2012, tive a oportunidade de dirigir a “Via Sacra da Juventude”, promovida pelos jovens da Paróquia do Mártir São Sebastião. Foi um grande desafio e uma experiência extremamente marcante, pois também interpretei Jesus. Dessa forma, quero compartilhar com vocês a matéria redigida na época para o Jornal Planeta Legionis...

        Varginha presenciou uma Sexta-Feira da Paixão diferente. Centenas de pessoas que andavam distraídas pelas ruas do Centro, aproveitando o feriado de sol e calor, foram surpreendidas pela força da juventude católica. Mesmo depois de dois mil anos, a história de Jesus Cristo continua arrebanhando multidões.  Olhares curiosos, emoção aflorada e muitas lágrimas marcaram o percurso. 

         “O objetivo da apresentação era fazer com que o público revivesse todo o sofrimento das últimas horas de Cristo. Por isso, optamos por um novo trajeto, no coração da cidade. Dessa forma, um número maior de pessoas poderia assistir. E a estratégia deu certo, a repercussão está sendo extremamente positiva”, afirma Matheus Pissolatti, diretor da peça. Entre atores e bastidores mais de 50 pessoas se empenharam para que tudo acontecesse em tempo real: montagem de cenários, troca de figurinos e sonoplastia. 

         Isabele Pissolatti, que deu vida a Maria na peça, comenta a riqueza desta experiência. “Ficou mais que provado que existe uma juventude diferente, que busca com seu talento e dinâmica um mundo melhor. Pensamos nas gerações que virão, pois temos a esperança de um mundo de amor. Que todos possam conhecer as maravilhas de Deus e viver cada segundo de sua vida com Ele”, ressalta. 
   
       A Santa Ceia, revivida no adro da Igreja do Mártir, foi o ponto de partida da Via Sacra. Terminada a última refeição, Jesus (Matheus Pissolatti) e os discípulos se dirigiram ao Horto das Oliveiras [Praça Dom Pedro II-Jardim do Sapo]. “Fiquei muito emocionado com o número de pessoas que foi mobilizado com essa apresentação. Fiquei pensando o que levaria as pessoas a saírem de suas casas num feriado de manhã para prestigiar um espetáculo teatral. Claro que tem a causa da Paixão de Cristo que foi essencial, mas nem sempre as pessoas se interessam por espetáculos, mesmo os religiosos. O que me chamou atenção foi a inovação e ousadia que vocês tiveram em percorrer um caminho longo e o povo atrás de vocês. Fantástico! Varginha respirou um ar mais artístico no dia 22 de abril graças a vocês! Parabéns!”, comenta o teatrólogo Vanderlei Júnior. 
     
        Após o beijo do traidor, Jesus foi levado ao Sinédrio, montado no início da Praça Governador Valadares. Lá, os Sumo Sacerdotes o acusaram de blasfemo e o encaminharam ao Palácio de Pilatos (Mizael Lima), sediado em cima da Cripta da Igreja Matriz. 

        No caminho, o público deparou-se com Judas (Luiz Fernando) enforcado em uma árvore. “Todos imaginavam que não seria tão bom, pelos desafios que tivemos. Não tínhamos atores suficientes e o percurso seria por um lugar muito movimentado, por isso teríamos que ser brilhantes e somos todos amadores. Mas mesmo assim vencemos o desafio, todos foram incríveis em seus papéis! Isso nos ensinou também que devemos sempre acreditar em nós mesmos e nos dons que Deus nos deu!”, completa a jovem Nataeli Costa, que interpretou o Demônio. 


        Logo após ser flagelado [ao vivo] e condenado, Jesus iniciou sua Via Crucis ao longo da Avenida Rio Branco onde aconteceu os belíssimos encontros com Maria (Isabele Pissolatti), Verônica (Camila Pederiva), Cirineu (Eliton Vicente) e as Mulheres de Jerusalém. “Parabéns pela Via Sacra, foi muito bonita e bem preparada e me ajudou a rezar melhor na Semana Santa aqui em Varginha”, relata o Seminarista Dehoniano Danilo Cardoso, de Brusque-SC.  

       Na Concha Acústica, Cristo foi crucificado e em seguida colocado no colo de sua mãe. O espetáculo terminou com a canção “Belíssimo Esposo”, interpretada pela cantora Camila acompanhada do tecladista Lucas e uma mensagem ecológica relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade 2011 proclamada por Neide Moreira. 

           Leia também: Contando a vida de São Sebastião

                                  Um Espetáculo em Formação

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na ép...

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

O ET e outras peculiaridades de Varginha

               Dia desses, um leitor assíduo do meu blog me sugeriu que eu escrevesse sobre o ET de Varginha. Mas como o assunto é polêmico, intrigante e divide muitas opiniões, optei por redigir um texto sobre a cidade como um todo, no padrão dos que posto por aqui, com curiosidades [incluindo o ET] e sugestões de lugares para se visitar.      Varginha é uma cidade polo do Sul de Minas Gerais, mas com a vantagem de conservar características de interior. Resido aqui desde a infância e confesso que gosto muito desse lugar. Vou destacar alguns pontos [ruas, praças, avenidas, etc] marcantes que sempre me vêm à memória quando se fala da cidade: Avenida Rio Branco, Praça da Fonte, Avenida Princesa do Sul [acho a entrada da cidade tão bonita por ali, dá uma sensação tão boa de familiaridade no regresso de viagens], Praça Dom Pedro II [Jardim do Sapo], Calçadão da Wenceslau Braz e Rua Rio de Janeiro.       ...

Eco Grito mobiliza população em prol do meio ambiente

                A Pastoral da Ecologia da Paróquia do Mártir São Sebastião promoveu o Eco Grito na manhã deste sábado, dia 29 de abril. A caminhada percorreu diversos bairros e o Centro de Varginha, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e a manutenção e  o estímulo de hábitos sustentáveis entre os cidadãos.        O evento teve início às 08h da manhã em frente ao Batalhão da Polícia Militar, no bairro Padre Victor, e seguiu sentido Centro, passando pelas principais vias da cidade; as atividades culminaram em frente à Igreja do Mártir São Sebastião.  Voluntários de diversas pastorais, movimentos e associações de várias paróquias estiveram presentes, além de representantes da Pastoral da Ecologia de Três Corações, Cruzília e Caxambu. Houve também adesão da juventude, com expressiva participação dos adolescentes do EAC, membros da Pastoral Juvenil Marista, est...