Pular para o conteúdo principal

Obrigado Bento XVI



      Esses dias me surpreendi pensando no pontificado do Papa Francisco...Realmente oxigenou a nossa Igreja, trouxe um fôlego novo aos fiéis e está deixando profundas marcas de humildade e amor ao próximo... Ao mesmo tempo, me lembro do gesto nobre de seu antecessor. Ao renunciar, Bento XVI abriu caminho para toda a revolução que está acontecendo...Na época, redigi um texto para o Jornal Planeta Legionis contando um pouco da minha percepção sobre este pontífice [a foto que ilustra o texto foi tirada na Jornada de Madrid]...confira!

     Os quase oito anos de pontificado de Bento XVI coincidem com a ascensão dos nossos trabalhos com a juventude, tanto paroquial quanto diocesana. Se João Paulo II foi o papa de nossa infância, Joseph Ratzinger foi o sumo pontífice que marcou profundamente a nossa juventude. 

      Como me esquecer do primeiro papa que vi de perto? Duas vezes por sinal! Ainda guardo com carinho o ticket de entrada [tão suado de conseguir] para o Encontro com a Juventude Brasileira em maio de 2007 [na noite do meu aniversário] em São Paulo. E a revistinha que conta a trajetória de Bento XVI em mangá [espécie de quadrinhos japoneses] que ganhamos durante a Jornada Mundial da Juventude 2011 em Madrid. 

      No entanto, muito mais do que essas lembranças materiais, tenho certeza que o aprendizado obtido nessas experiências vai ecoar para sempre em nossas mentes e corações. Já que a humildade, os bons ensinamentos e o amor incondicional a Cristo foram as principais marcas deixadas pelo agora Papa Emérito Bento XVI. 

       Ao fechar os olhos, me vem à memória o que vivemos nesses dois mega eventos. Como não me lembrar das 40 mil vozes gritando: “Bento, Bento”, no estádio lotado do Pacaembu ou do inesquecível silêncio proposto por Sua Santidade aos dois milhões de jovens reunidos no Aeródromo de Cuatro Vientos? Grandes momentos de euforia e espiritualidade. 

      Recebi com surpresa a notícia da renúncia. É claro que queria vê-lo pela terceira vez na JMJ do Rio de Janeiro. Mas depois de algum tempo compreendi o seu ato de grandeza e coragem. Afinal, ele não precisava disso, pois o ministério petrino é vitalício. Mas com esta atitude, Bento XVI quis mostrar ao mundo que a Igreja precisa de um fôlego novo para os desafios de nossa era. 

    Sempre o taxaram de conservador, mas Ratzinger foi o mais revolucionário nos últimos 600 anos. Abrindo caminho para as mudanças tão almejadas. Multidões acompanharam suas despedidas no Vaticano. Saiu aclamado pelo povo e com um capítulo especial registrado na história da Igreja. Obrigado Bento XVI, “humilde trabalhador da vinha do senhor” [palavras do dia em que foi eleito papa] por ter contribuído verdadeiramente com a nossa formação espiritual. Seu vasto legado intelectual com certeza ajudará novas gerações a encontrarem Jesus.

Assista e saiba mais



                               Espanha 2011, uma Jornada em Madrid

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na época era do SBT), Punky, a Levada da Breca (em desenho e em seriado),

O dia em que estivemos no Cine Rio Branco

         Passando em frente ao prédio do antigo Cine Rio Branco, em Varginha-MG, resolvo tirar uma foto [a que ilustra este texto] e me vêm uma ideia à cabeça...Por que não compartilhar com meus leitores do Blog o texto que fiz para o Jornal Planeta Legionis em novembro de 2006? A matéria tem quase uma década, mas ao relê-la, percebi que merece ser divulgada... Na época, eu ainda nem havia entrado na faculdade, mas já gostava de escrever...          A edição impressa é o único arquivo desse momento, já que eu não tinha câmera digital e muito menos celular com câmera para registrar. Na ocasião, entrevistamos o saudoso Sr. Fernando Prince [falecido em 2014]. Após a publicação da matéria,  recebi o primeiro grande incentivo de minha carreira. Ao me encontrar na rua, Prince comentou comigo que aquela foi a melhor matéria que haviam feito sobre o Cine Rio Branco até então...jamais me esqueci daquele dia....Vale ressaltar que estou postando o texto original, sem alterações, somente

Anos 90 - Top 5 lembranças da escola

         Ah, fala verdade se às vezes não bate saudade dos tempos de escola? Os colegas, as bagunças, os materiais, os trabalhos, as professoras e as histórias...Nos anos 90, sem internet, tudo era muito diferente nos bancos escolares, porém não menos divertido hahha. Aproveite essa viagem pelo túnel do tempo e divirta-se! Não se esqueça de se INSCREVER no canal, dar o seu joinha e compartilhar esse link nas redes sociais...Grande abraço! Assista o vídeo, está sensacional!