segunda-feira, 6 de julho de 2015

Pope Jovem, a História



      Cada um dos objetos que compõem a fotografia que ilustra este texto me traz uma lembrança. Seja de algum momento, de pessoas, duras batalhas, alegrias intensas, fortes lutas, sonhos concretizados, oportunidades de crescimento, grandes amizades...FÉ...Muito mais do que saudosismo ou sentimentalismo, faz parte da minha história, peça fundamental na construção do homem que me tornei...tenho muito orgulho disso...


     Até hoje, muita gente me pergunta como surgiu o Pope Jovem. Afinal, foram sete anos [2006 a 2013] consecutivos de trabalhos, 33 edições realizadas e cerca de 5.800 jovens alcançados diretamente. O encontro marcou uma geração de jovens da Diocese da Campanha – MG. Conheça um pouco mais dessa história nas linhas a seguir...
      


     O Pope Jovem foi fundado por Isabele Pissolatti, Tatiana Tavares, Cristiane Miranda e Matheus Pissolatti no dia 06 de agosto de 2006, quando foi realizada a primeira edição no salão da Igreja do Mártir São Sebastião, em Varginha. Na época, tudo era muito simples mas, os jovens presentes nesta edição pioneira, aprovaram o formato de programa de televisão, com linguagem rápida e descolada e nos incentivaram a continuar. 

      Pároco na época, Pe. Jean Poul Hansen, durante a missa de encerramento do Pope, nos chamou no altar e convidou toda a igreja a aplaudir a iniciativa. Mostrando-nos a grande responsabilidade que teríamos pela frente: de zelar pela juventude e mostrar que é possível ser um jovem cristão feliz no século XXI. Daquele dia em diante, nunca mais parou de ingressar membros no juvenil da Legião de Maria. 

        Dois meses depois, o então seminarista Roberto Nogueira nos convidou para levar o encontro para a comunidade rural dos Martins e em seguida para Carmo da Cachoeira. Os desafios aumentavam assim como a experiência e o aprimoramento de nossa fórmula. A partir daí, nunca mais paramos de receber convites para nos apresentarmos em outras cidades. 

       Na sequência vieram: Elói Mendes, Carmo da Cachoeira de novo, São Bento Abade, Cruzília duas vezes, Córrego do Ouro, Três Corações duas vezes, São Gonçalo do Sapucaí, São Vicente de Minas, Três Pontas, Baependi duas vezes, São Lourenço duas vezes, Caxambu, Campanha, Belo Horizonte e Natércia. Nosso recorde de público pertence a Caxambu, que reuniu cerca de 800 pessoas em junho de 2012.

      Recebemos também alguns convites em nossa cidade. Da Paróquia Cristo Ressuscitado, da Escola Melo Viana, especial para crianças duas vezes e da Paróquia de Santana, específico para crismandos. Mesmo com esta verdadeira turnê por outras paróquias, nunca deixamos de realizar nossa edição anual no salão do Mártir, sempre no mês de maio. 

     A segunda edição oficial em Varginha aconteceu no ano de 2007, depois vieram: Pope Jovem III em 2008, o 4 em 2009, o 5 em 2010, o 6 em 2011 e o 7 em 2012. Em 2013, por ser o ano da grande JMJ no Brasil, realizamos uma edição especial e comemorativa em 3D [três dias] no Cenáculo, que foi classificada pela equipe como o maior desafio e também a melhor edição de todos os tempos. 

      Ao longo desses sete anos, várias atrações marcaram o Pope Jovem, mas nenhuma com tanto êxito e repercussão quanto a comédia teatral “A Casa da Mãe Joana”, que também teve sete temporadas, somando 33 apresentações. 

      Enfim, só foi possível escrever essa grande história de sucesso, que ficará marcada para sempre em nossas vidas, graças aos laços de fé, amizade, companheirismo, confiança e união que marcaram essa grande equipe de trabalho.

      Em julho de 2014, os membros da antiga equipe decidiram matar a saudade com um Pope Jovem, o Reencontro. Uma nova edição nos mesmos moldes, mas reunindo os veteranos e a turma atual da Legião de Maria Jovem foi realizada de 17 a 19 de julho de 2015 no Recanto Sagrado Coração. Em 2016 [de 29 a 31 de julho] para comemorar os 10 anos de criação do evento, foi realizado o terceiro Reencontro no mesmo local, esta edição foi considerada a melhor de todos os tempos. 
    P. S: Nunca demais lembrar que tudo começou com um incentivo, leia "O Legado de Pe. Moacir".

Confira um vídeo com a história do Pope Jovem



     Leia também: Pope Jovem 10 anos, o emocionante Reencontro de grandes amigos

                           A gente se diverte na Casa da Mãe Joana.






Nenhum comentário: