quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Sobre a JMJ Cracóvia 2016

       
       
       Após cinco anos, a Jornada Mundial da Juventude voltará ao seu continente de origem. Milhares de jovens estão inscritos no evento que será realizado em Cracóvia, na Polônia, de 26 a 31 de julho de 2016. “Bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia” será o tema da XXXI JMJ. 

      Segundo informações oficiais, “a escolha de Cracóvia como lugar de celebração do próximo encontro dos jovens, junto com o lema desse encontro, conduzem-nos à centelha da Misericórdia que, desde que Jesus Misericordioso revelou-se à Santa Irmã Faustina, irradia-se a toda a Igreja desde Łagiewniki, um dos bairros de Cracóvia. Cracóvia é conhecida no mundo como o centro da devoção à Divina Misericórdia. Os jovens peregrinos que virão à Polônia vão ter a vontade de visitar o lugar das revelações, a tumba de Santa Faustina Kowalska e o santuário, lugar no qual João Paulo II confiou o mundo à Divina Misericórdia”. 

       Participar de uma JMJ antes de mais nada, é uma experiência de fé. Se você, ao ler este texto, está procurando respostas para a sua vida, anseia ampliar seus horizontes de mundo mas, principalmente, quer se enriquecer espiritualmente... participar de uma JMJ pode ser a experiência que está lhe faltando no currículo! 
       Posso dizer isso com convicção, pois já participei de duas edições, uma com o Papa Bento XVI em Madrid, em 2011, e outra com o Papa Francisco no Rio de Janeiro, em 2013. O legado destes dois grandes eventos ecoam em minha vida até hoje...É realmente fantástico! Algo que jamais me esquecerei.

      Impossível não se empolgar também ao ler a mensagem, redigida por Francisco, direcionada aos jovens que participarão da Jornada do ano que vem: “Jesus, quando enviou os Doze em missão, disse-lhes: ‘Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento’ (Mt 10, 9-10). A pobreza evangélica é condição fundamental para que o Reino de Deus se estenda. As alegrias mais belas e espontâneas que vi ao longo da minha vida eram de pessoas pobres que tinham pouco a que se agarrar”, enfatizou o Pontífice. 

    Esse é só um trecho da mensagem e neste texto mencionei somente alguns detalhes relacionados a próxima JMJ...Se você quer saber um pouco mais sobre o evento e a Polônia, acesse o site oficial. Não deixe de ouvir o Hino Oficial da Jornada neste link, ficou realmente espetacular! E caso tenha dúvidas, leia meus relatos nos textos abaixo, onde conto as nossas experiências em Jornadas....

Confira uma vídeo incrível sobre a JMJ




    Leia ainda: Espanha 2011, uma Jornada em Madrid 

                        JMJ Rio 2013, em busca da Areia Prometida

                       DNJ 2015 reúne juventude diocesana em São Lourenço

                           

4 comentários:

Simone Silverio disse...

Amigo, que estes jovens que já são agraciados por estarem participando de um evento desta proporção, tenham também sensibilidade e responsabilidade de serem agentes multiplicadores da semente de FÉ.Talentos dados, talentos cobrados!!!!Concordas!!!!!

Matheus Pissolatti disse...

Claro que concordo...sei que será um evento abençoado...uma JMJ faz toda a diferença na vida de uma pessoa...eu sou prova real disso....

Thiago Magalhães disse...

A Jornada e um momento unico na vida de um jovem...fui abencoado com a participacao em Madrid em 2009 e fui voluntario no Rio 2013.... Que esses jovens sejam conduzidos pelo espirito santo e que voltem renovados e cheios de graca para suas cidades e comunidades...

Matheus Pissolatti disse...

Obrigado por ter lido a matéria Thiago, com toda a certeza, sempre digo que é um divisor de águas em nossas vidas poder participar de uma Jornada Mundial da Juventude e no nosso caso, de duas...realmente é muito bacana....Amém, que sejam abençoados...