Pular para o conteúdo principal

O Dom Diamantino que conhecemos

       
     Às vésperas do término do ciclo de Dom Diamantino Prata de Carvalho à frente da Diocese da Campanha-MG, decidi escrever este texto com as lembranças que armazenei do nosso bispo ao longo dos últimos anos...

    Dom Diamantino sempre chama atenção por onde passa com sua alegria e disposição. Acredito que a lembrança mais latente e comum para grande parte dos que estão lendo este texto seja em uma Crisma Diocese afora...Também me incluo nesta lista, fui crismado por ele e duas vezes padrinho em cerimônias presididas pelo bispo de origem portuguesa...

      De 1998 pra cá, nos encontramos dezenas de vezes nos mais diversos eventos diocesanos, no entanto, quero destacar os mais marcantes, principalmente da época em que coordenava a Legião de Maria Jovem. Confira na linha do tempo: 

      2000- É o terceiro a conceder entrevista ao recém criado Jornal Planeta Legionis. 
      2001- Ministra palestra no retiro da Legião de Maria no Cenáculo. 
     2004- Realiza visita pastoral à Paróquia do Mártir São Sebastião. Na oportunidade, participa da reunião do nosso juvenil onde apresentamos um teatrinho em que interpretei o próprio bispo, contando-lhe nossa trajetória de eventos ao seu lado. 
     2005 – Papo Cabeça em Campanha. Audaciosamente tocamos o interfone do Palácio Episcopal e o próprio bispo atendeu e concordou em nos receber para um bate papo nos jardins do local. 
   2007- Papa Bento XVI visita o Brasil, PJ organiza caravana para evento com jovens no Pacaembu; Diocese da Campanha completa 100 anos; primeiro Dia Nacional da Juventude- DNJ que apresentei. O evento foi realizado em Varginha e contou com a presença de Dom Diamantino. 
   2008- DNJ em Cruzília, apresentei e interagimos no palco mais uma vez. 
   2009- Participa do Papo Cabeça ao vivo no Pope Jovem 4 em Varginha [segunda foto do texto] e da I Jornada Vocacional Diocesana, que também apresentei em Varginha. 
   2010- I Retiro Diocesano das Santas Missões Populares em Varginha; Participa do evento dos 50 anos de fundação da Paróquia do Mártir São Sebastião e descobre nosso audacioso projeto de formar o primeiro grupo em cem anos de Diocese da Campanha a participar de uma Jornada Mundial da Juventude. 
 2011-Participa da Jornada Diocesana da Juventude em Varginha e redige Cartas de Recomendação para cada integrante do nosso grupo de peregrinos rumo à Taizé e à JMJ Madrid. 
  2012- Nos menciona como exemplos [citando nossos trabalhos para angariar fundos] por toda a Diocese, incentivando os jovens a fazerem o mesmo para garantirem sua participação na Jornada do Rio de Janeiro. 
   2013- Participa da Jornada Diocesana da Juventude em Campanha; do Bote Fé em Campanha e Varginha [evento de acolhida dos símbolos da JMJ], talvez seja o evento que me recorde com mais simpatia, pois ao final da Missa, incentivei os sete mil fieis presentes a entoarem: "Esta é a juventude do Bispo!" [foto principal da matéria], histórico!;Cerimônia de Beatificação de Nhá Chica em Baependi; Celebra Missa de encerramento no Pope Jovem 3D no Cenáculo [foto acima]; JMJ do Rio com o Papa Francisco e participa do DNJ em Boa Esperança; 
    2014 – DNJ em Soledade de Minas, apresento o evento pela quarta vez. 
    2015- Missa do Crisma na Catedral de Santo Antônio [recém reformada] em Campanha, em que anuncia a beatificação de Pe. Victor. 

     Realmente muita coisa me veio à mente neste momento...Essa história garantiu muitas páginas e destaques nas linhas do Planeta Legionis! No entanto, o que mais marcou neste tempo foi o incentivo que recebemos. Dom Diamantino sempre foi um admirador do Pope Jovem. Gostava de nos ver com as camisetas do grupo e perguntava com entusiasmo quais cidades já tínhamos visitado e as próximas da lista. Em qualquer evento que detectava a nossa presença, sempre vinha conversar...

     Enfim, só me resta agradecer-lhe por tudo. Realmente foi muito bom poder contar com um pastor próximo ao seu rebanho e ciente dos desafios da juventude contemporânea...Que Deus continue abençoando a sua vida e ilumine o seu sucessor, Dom Pedro, para que continue a obra com motivação. 

                            O Legado de Pe. Moacir

                             

Comentários

Unknown disse…
Bela retrospectiva! Dom Diamantino deixa o cajado após duas beatificações na região. Viva Dom Diamantino!

Seja bem-vindo, Dom Pedro!
Com certeza Líneker....obrigado por ter lido a matéria...viva os dois bispos...hehee
Unknown disse…
Menino perfeita e enriquecedora a matéria Matheus!!!!Com certeza combateu o bom combate!!!!!!Que nosso Deus ilumine Dom Pedro em sua trajetória pastoral!!!!
Que bom que vc leu Simone...com certeza ele fez um belo trabalho...que Deus abençõe o seu sucessor....

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na época era do SBT), Punky, a Levada da Breca (em desenho e em seriado),

O dia em que estivemos no Cine Rio Branco

         Passando em frente ao prédio do antigo Cine Rio Branco, em Varginha-MG, resolvo tirar uma foto [a que ilustra este texto] e me vêm uma ideia à cabeça...Por que não compartilhar com meus leitores do Blog o texto que fiz para o Jornal Planeta Legionis em novembro de 2006? A matéria tem quase uma década, mas ao relê-la, percebi que merece ser divulgada... Na época, eu ainda nem havia entrado na faculdade, mas já gostava de escrever...          A edição impressa é o único arquivo desse momento, já que eu não tinha câmera digital e muito menos celular com câmera para registrar. Na ocasião, entrevistamos o saudoso Sr. Fernando Prince [falecido em 2014]. Após a publicação da matéria,  recebi o primeiro grande incentivo de minha carreira. Ao me encontrar na rua, Prince comentou comigo que aquela foi a melhor matéria que haviam feito sobre o Cine Rio Branco até então...jamais me esqueci daquele dia....Vale ressaltar que estou postando o texto original, sem alterações, somente

Anos 90 - Top 5 lembranças da escola

         Ah, fala verdade se às vezes não bate saudade dos tempos de escola? Os colegas, as bagunças, os materiais, os trabalhos, as professoras e as histórias...Nos anos 90, sem internet, tudo era muito diferente nos bancos escolares, porém não menos divertido hahha. Aproveite essa viagem pelo túnel do tempo e divirta-se! Não se esqueça de se INSCREVER no canal, dar o seu joinha e compartilhar esse link nas redes sociais...Grande abraço! Assista o vídeo, está sensacional!