Pular para o conteúdo principal

O Legado de Pe. Moacir


      Como me esquecer da pessoa que me deu o primeiro incentivo? Que acreditou no meu potencial quando eu apenas um garoto sonhador? Pe. Moacir não só celebrou o meu Batizado, a minha Primeira Eucaristia e ouviu a minha primeira confissão, mas também, foi quem generosamente primeiro regou a semente, para que um dia eu me tornasse um jornalista. 

       No ano 2000, apresentei-lhe a proposta para um informativo interno da Legião de Maria Jovem e ele sinalizou prontamente ao meu pedido: 30 cópias xerografadas. Nasceu assim, de forma modesta, o Jornal Planeta Legionis, ponto de partida para todas as outras conquistas que vieram na sequência. “Acho o trabalho legionário ótimo, maravilhoso. A respeito do jornal, é uma iniciativa muito boa e vocês devem levar em frente. Pois serve para influenciar outros jovens a participarem da Legião de Maria.”. Com estas palavras, Pe. Moacir [ele sempre me dizia que preferia ser chamado de padre, ao invés de Monsenhor] concluiu o “Papo Cabeça” da primeira edição do Planeta Legionis, em outubro do ano 2000. 

      O tempo passou, o sonho foi crescendo, buscamos patrocinadores e parceiros, chegamos à marca de 1000 exemplares e até edições coloridas tivemos. Na esteira do aprendizado e do amadurecimento, vieram o Pope Jovem, as grandes peças teatrais, as viagens pela Diocese da Campanha e as participações na Jornada Mundial da Juventude.  

     Mesmo com todas estas conquistas e maravilhosas experiências, somente uma coisa não mudou: meu sentimento de gratidão ao querido e saudoso Pe. Moacir. Tenho plena certeza que, se ele não tivesse dado o primeiro incentivo, não teria aprendido desde cedo a usar as minhas habilidades à serviço da evangelização. E consequentemente, os milhares de jovens alcançados pelo trabalho do nosso grupo não teriam tido a oportunidade de vivenciar a fé da forma que nós vivenciamos. É dessa forma que gosto de me recordar do Pe. Moacir: um grande incentivador.

    É claro que afloram outras lembranças em minha mente agora: as quermesses do Mártir de antigamente, as grandes Semanas Santas [destaque às procissões da Ressurreição, seguidas de missas campais], a visita dos Missionários Redentoristas [eu participava das Missõezinhas, em 1995], as coroações de N. Sra com aquele altar “gigante” montado no presbitério, o escritório na sala da casa paroquial com a saudosa Dona Hermínia no atendimento, o dia que ele pagou para a minha turma de catequese assistir ao filme “Central do Brasil” no Cine Rio Branco [a última vez que fui lá, em 1998], o lendário dia que nos convidou para tomar um café na casa paroquial e claro, seu Fusquinha Verde, praticamente um Mito.... 

    Enfim, sua passagem marcou a vida de nossa Paróquia do Mártir São Sebastião para sempre. Ficam no coração as melhores lembranças, jamais te esqueceremos,  Pe. Moacir Matias Marques (1933 - 2013).  

      Leia também:  O Dom Diamantino que conhecemos

                             O dia em que estivemos no Cine Rio Branco             

Comentários

Lendário Pe. Moacir, que marcou gerações!
Com toda a certeza Janilton...fez uma bela história em nossa cidade...

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!

Uma Experiência no Mosteiro de Caxambu

                   No alto de uma colina, na zona rural de Caxambu-MG (a 6 km da cidade), vivenciamos um fim de semana inesquecível. Em meio a um cenário inspirador, com árvores frondosas, delicadas flores, alegre canto dos pássaros e ao caloroso acolhimento das monjas beneditinas da Abadia Maria Mãe do Cristo, pudemos experimentar três dias de profunda imersão espiritual.         Em busca de ampliar os horizontes da fé e beber “direto da fonte”, jovens de variados grupos das Paróquias do Mártir São Sebastião e Divino Espírito Santo de Varginha-MG, se propuseram a acompanhar a rotina de oração das irmãs do Mosteiro, de sexta a domingo (17 a 19 de novembro). Desde as vigílias na madrugada, até a oração das completas à noite, pudemos nos envolver neste clima de reflexão e recolhimento. Além de realizarmos estudo dirigido de textos do Evangelho, Encíclicas e renomados autores católicos, com momentos de partilha, crescimento e dinâmicas. Os trabalhos foram conduzidos por Mat

O dia em que conheci o SBT

               Sempre sonhei com o dia em que eu andaria por aqueles corredores, encontraria vários artistas, conheceria os estúdios e participaria da gravação de um programa...esse dia finalmente chegou! O 27 de agosto de 2015 jamais sairá de minha memória. Tudo que assisti ao longo dos anos nos programas de auditório da emissora foram se materializando na minha frente.        Eram 12h10 quando avistamos o SBT pela primeira vez, do outro lado da Rodovia Anhanguera, em Osasco, região metropolitana de São Paulo. Impossível conter a ansiedade enquanto o motorista fazia o retorno para ingressarmos na pista certa, que dava acesso à fábrica de sonhos de Silvio Santos. Passamos pela portaria e fomos bem recepcionados pela produtora Patrícia, que nos acompanhou ao longo do dia. Após este bate-papo inicial, entramos realmente no CDT – Centro de Televisão.         Do ônibus, avistamos o parque aquático onde são realizadas as gincanas do Programa SS. Fomos apreciando cada de

7 objetos com funções secretas

      Se você gosta de curiosidades interessantes, esse vídeo foi feito para você! Descubra 7 objetos com funções secretas, que a maioria das pessoas não sabe da existência desses recursos super úteis que são oferecidos...  Está sensacional! Aproveite para curtir, comentar e compartilhar com seus amigos. INSCREVA-SE também no canal, toda semana temos novidades para você! Assista, está incrível!