Pular para o conteúdo principal

Barbacena, da Fazenda do Registro ao Museu da Loucura


         Barbacena - MG é um lugar que frequento desde que me entendo por gente, já que toda a minha família paterna é de lá. Sempre que visito àquela cidade, me vêm à memória deliciosas recordações da infância... 
        De clima ameno, a cidade das Rosas foi escolhida para abrigar por décadas um sanatório onde eram internados doentes mentais de todas as partes do país. No prédio do antigo Hospital Colônia, atualmente encontra-se o “Museu da Loucura”. Tive a oportunidade de visitá-lo uma vez e confesso que me surpreendi ao descobrir as condições sub-humanas em que viviam os pacientes psiquiátricos. 
       

      Segundo historiadores, entre os anos de 1930 a 1980 o manicômio foi responsável pelo genocídio de pelo menos 60 mil pessoas. Tanto que essa página da história ficou conhecida como Holocausto Brasileiro. Fotografias, camisas de força, aparelhos de choque e outros objetos utilizados na época compõem o acervo. Mesmo saindo estarrecido, recomendo uma visita para que você, assim como eu, possa refletir até onde vai a maldade do ser humano. 

       As belíssimas igrejas também são um capítulo à parte de Barbacena. As minhas prediletas são a Matriz Nossa Senhora da Piedade e a de Nossa Senhora da Assunção [Boa Morte, foto que ilustra a matéria]. Construções históricas que enchem os olhos de alegria. Outros dois lugares interessantes que já visitamos: Museu Municipal de Barbacena e a Universidade de Música Popular- Bituca [instalada num dos prédios da antiga Sericícola, primeira fábrica de seda do Brasil]. 

      Entretanto, nenhum lugar impressionou tanto quanto a Fazenda do Registro Velho. Pesquisando, descobri que as obras de reconstrução do imóvel foram iniciadas recentemente e que a intenção é adaptá-lo para receber atividades de educação ambiental e patrimonial. Uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN vai viabilizar o projeto. Porém, pouco antes dessa Fazenda tornar-se ruínas, conseguimos entrar no local, em dezembro de 2006 [data em que tirei a foto que ilustra essa matéria]. Confira o texto que redigi na época para o Jornal Planeta Legionis. 

No Alçapão

      A Fazenda do Registro Velho foi construída por volta do ano de 1700, com a finalidade de cobrar impostos e fiscalizar o extravio do ouro extraído em São João Del Rey, São José Del Rey (Tiradentes) e Vila Rica (Ouro Preto) e que se destinava ao Erário do Reino de Portugal. É talvez uma das mais antigas edificações rurais de Minas Gerais. Já recebeu a visita de Tiradentes, Dom Pedro I e também de nossa turma. 

     Ao chegarmos à Fazenda, as porteiras já estavam abertas, pois Alexandre, filho do Sr. Cordeiro [proprietário] nos aguardava. Conhecemos cada canto do casarão. Infelizmente, o telhado estava quase desabando, o piso formado por largas tábuas de madeira estava bem desgastado e as paredes, a maioria de pau-a-pique, abaladas pela linha férrea que passa a poucos metros dali. Porém, a informação mais chocante da matéria ainda estava por vir...

     Estivemos no cômodo onde fica o Alçapão, hoje desativado e pregado ao chão. Alexandre nos contou a história: “Conta-se que na época, inúmeros viajantes foram enganados pelos empregados daqui. Os forasteiros deixavam o ouro para registrar, eram encaminhados para este ‘quarto’ e jogados no alçapão...que continha uma espécie de roda, com facas nas extremidades da circunferência, movida pela força d’água de um ribeirão que passava embaixo da casa. A pessoa era mutilada na hora e seus pedacinhos levados pelas águas do Rio das Mortes...” 

     Lenda ou não, ficamos impressionados com o que ouvimos. Agradecemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do lugar, repetida até hoje pelos moradores das redondezas e que ainda ecoa em nosso ouvido desde então...

      Leia também matérias sobre: Uma Mina de Ouro na antiga Vila Rica

                                                      Um giro por Sabará

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na época era do SBT), Punky, a Levada da Breca (em desenho e em seriado),

Receita- Como fazer mix de açaí - ft. André Summer

Em alta nesta época do ano, o açaí é ingrediente principal de duas deliciosas receitas que vamos apresentar no vídeo de hoje! O empresário André Summer ensina dois mix que serão tendência para o verão, além de super fáceis de fazer...Está sensacional! Vale a pena conferir na íntegra!  Se você gosta de acompanhar novidades do mundo do entretenimento, aproveite e INSCREVA-SE no canal, grande abraço! Confira!!!

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!