Pular para o conteúdo principal

Que tal ter uma horta em casa?

     
       Desde criança, sempre tive uma horta em casa. E posso afirmar com convicção: faz toda a diferença! Não que só iremos comer o que cultivamos [haja espaço e tempo] mas é tão bacana colher o que você plantou! Saber que o alimento é puro, ainda mais em uma época de avanço dos transgênicos e excessos de agrotóxicos nas frutas, legumes e verduras, é um ótimo motivo para começar a sua "lavoura" (risos).  

       Não sei se você, leitor do blog, já experimentou sentir o cheiro da terra molhada, adubar e plantar suas sementes. Acompanhar todos os estágios do desenvolvimento desta planta até a colheita dos frutos é algo que não tem preço! O famoso tempo de esperas, que sempre tem muito a nos ensinar.
     Recomendo a todos que possuem um pedacinho de terra em sua residência, que façam a experiência. Atualmente na minha casa planta-se couve e cebolinha, mas já teve épocas [infância e adolescência] que plantamos ervilha, quiabo, beterraba, feijão, cenoura, alface e até morango. 

       No entanto, o meu predileto, sempre foi o milho de pipoca roxo [foto principal da matéria]. Trouxe a semente do sítio do meu avô e nunca interrompi o ciclo. Ah, sem contar o pé de amora silvestre [foto acima] que também trouxe a muda de lá e já garantiu ótimas colheitas. E não poderia faltar claro,  o abacate que colhi da primeira árvore que plantei em minha vida, no final de 1998 no sítio do meu avô, e só agora tive a oportunidade de experimentar, uma delícia!

      Enfim, a mensagem deste texto é breve e bem objetiva. Se você ainda não teve coragem de plantar alguma coisa, comece de forma modesta. Não importa se é no quintal ou em vasos em seu apartamento. Você vai ver que aos poucos irá se identificar com a tarefa e acabará se rendendo a esta terapia prazerosa em meio à correria do cotidiano. Já que estar em contato com a natureza renova as nossas energias e nos faz mais humanos e sensíveis à causa ambiental.


       Leia também: Sobre animais de estimação

                               A Importância de Saber Agradecer

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na época era do SBT), Punky, a Levada da Breca (em desenho e em seriado),

O dia em que estivemos no Cine Rio Branco

         Passando em frente ao prédio do antigo Cine Rio Branco, em Varginha-MG, resolvo tirar uma foto [a que ilustra este texto] e me vêm uma ideia à cabeça...Por que não compartilhar com meus leitores do Blog o texto que fiz para o Jornal Planeta Legionis em novembro de 2006? A matéria tem quase uma década, mas ao relê-la, percebi que merece ser divulgada... Na época, eu ainda nem havia entrado na faculdade, mas já gostava de escrever...          A edição impressa é o único arquivo desse momento, já que eu não tinha câmera digital e muito menos celular com câmera para registrar. Na ocasião, entrevistamos o saudoso Sr. Fernando Prince [falecido em 2014]. Após a publicação da matéria,  recebi o primeiro grande incentivo de minha carreira. Ao me encontrar na rua, Prince comentou comigo que aquela foi a melhor matéria que haviam feito sobre o Cine Rio Branco até então...jamais me esqueci daquele dia....Vale ressaltar que estou postando o texto original, sem alterações, somente

Anos 90 - Top 5 lembranças da escola

         Ah, fala verdade se às vezes não bate saudade dos tempos de escola? Os colegas, as bagunças, os materiais, os trabalhos, as professoras e as histórias...Nos anos 90, sem internet, tudo era muito diferente nos bancos escolares, porém não menos divertido hahha. Aproveite essa viagem pelo túnel do tempo e divirta-se! Não se esqueça de se INSCREVER no canal, dar o seu joinha e compartilhar esse link nas redes sociais...Grande abraço! Assista o vídeo, está sensacional!