terça-feira, 15 de setembro de 2015

Festa do Café com Biscoito em São Tiago

       Confesso que até então, não conhecia esta acolhedora cidade, localizada na região de Campo das Vertentes, a 200 km de Belo Horizonte. Quando me foi proposto o passeio, busquei informações sobre a tradicional Festa do Café com Biscoito e rapidamente me interessei. O evento cresce a cada ano e já está em sua XVII edição. 
    Ao visitar a cidade no domingo, dia 13 de setembro, todas as minhas expectativas foram superadas! Organização, hospitalidade, limpeza e muitas riquezas culturais são características desta festa, realizada anualmente em São Tiago – MG.
     O tempo nublado não tirou a animação dos turistas que chegavam em carros, ônibus e vans, tomavam rapidamente as ruas do município e se dirigiam à Praça da Matriz. O local estava tipicamente decorado com sacos de café, bules, latas de leite, espigas de milho, um carro de boi e diversos arranjos no melhor estilo “coisas da terra”. No entanto, os biscoitos eram a maior atração! Nunca comi tanto biscoito na vida e de graça! Pois lá, pode-se degustar a vontade!
    Segundo dados da organização, foram preparadas 5,5 toneladas de biscoitos para serem degustadas nos três dias de festividades. Jamais lembrarei de tudo que experimentei, mas quero deixar registrado aqui os sabores que mais me chamaram atenção [tanto salgado quanto doce]: brigadeiro, pizza, parmesão, bacon, abacaxi, pé de moleque, café, morango, quebra-quebra, nata, leite condensado, maracujá, pimenta, fubá, goiabada, suspiro, amendoim e queijo.
      Paralelo à degustação, outras atrações chamaram atenção do público presente. Houve apresentações do Grupo Maracatú Raízes da Terra, Coletivo Café com Birutas e Cortejo com Mário Ribeiro e Amigos. Para as crianças, a oficina “Biscoitos Falantes” onde elas colocavam a mão na massa e confeccionam biscoitos.
    Ao lado da Igreja Matriz, barracas comercializavam diversas comidas típicas. Nosso almoço foi um delicioso feijão tropeiro com arroz, carne e ovo frito. De sobremesa, bombons de morango e brigadeiro. No palco principal, curtimos os shows das bandas “Santa Morena” e “Só Parênt”. O restante do dia fluiu de forma divertida com várias fotos e claro, mais degustação de biscoitos, já servindo como café da tarde (risos).
    Enfim, foi um dia diferente e agradável. Muito bom termos a oportunidade de vivenciarmos domingos assim! Mais uma vez parabéns a toda cidade e organizadores pela qualidade da festa e principalmente, por ter mantido a data, mesmo com as condições climáticas. Assim como nós, muitos já tinham fretado seus ônibus para o passeio. E acabou que enquanto estivemos lá no domingo, não caiu uma gota de chuva sequer...

                                    Um agradável passeio em Itajubá

2 comentários:

Simone Silverio disse...

Perdeu quem não foi não é mesmo Matheus!!!!!Foi um passeio proveitoso descontraído, divertido!!!!Volte lá no ano que vem, por que irei também!!!!!kkkkkkk

Matheus Pissolatti disse...

Com certeza Simone Silvério...ahhahah pode deixar que voltaremos sim....kkkk