Pular para o conteúdo principal

Um tarde na Cachoeira dos Garcias e Poço do Joaquim Bernardo em Aiuruoca


     Já que o tempo e os dias de folga conspiraram a nosso favor, decidimos conhecer um pouco mais das riquezas naturais de Aiuruoca, no Sul de Minas Gerais. A Cachoeira dos Garcia e o Poço do Joaquim Bernardo foram os destinos escolhidos para o passeio da quinta-feira, dia 07 de janeiro. 

   Do momento em que saímos de Caxambu até o mergulho nas águas geladas da cachoeira, aproximadamente duas horas foram gastas. Metade do percurso foi feito por estrada de terra, com fortes subidas, alguns cascalhos e buracos no caminho. Com direito a forte adrenalina para empurrar o carro e livrá-lo de uma indesejada pedra. Detalhe que não poderia faltar, senão a viagem não teria graça!!!
 
     O trecho final de acesso ao local deve ser feito a pé [cerca de 1Km], em descida íngreme. Mas todo o sacrifício valeu a pena ao contemplar a bela visão proporcionada pela natureza. Mesmo com a água fria, aproveitamos bastante, curtimos a paisagem e nos aventuramos pelas rochas em busca dos melhores ângulos para as fotos.


      Após uma pausa para lanche, encaramos o percurso de volta à pé até onde se encontravam os carros. Foi a parte mais complicada do dia. Subida difícil, carregando todos nossos utensílios [segunda foto da matéria] e kits de sobrevivência (risos), mas demos conta do recado... Suados e com muitas histórias de superação para contar.

     Nossa próxima parada foi no Poço do Joaquim Bernardo [fotos acima e abaixo]. Que lugar encantador! Uma piscina natural com água deliciosa, rasa e um pequeno "escorregador" entre as pedras garantiu a diversão. O local possui área própria para camping e foi possível prepararmos um delicioso churrasco para compensar a caminhada. Foi um excelente momento de confraternização entre esta animada turma [Pe. Jean, Marcely, Sueli, Rodrigo e Beatriz].

     Em paz, concluímos o passeio no final da tarde. Valeu muito a pena. Recomendo! Espero ter outras oportunidades de conhecer mais cachoeiras em Aiuruoca.

     Leia também: Cachoeira do Moinho para começar bem o ano

                            Fantástica Aventura num paraíso chamado Ibitipoca

Comentários

Unknown disse…
Matheus que lugar maravilhoso e principalmente ótimas companhias!!!!Sair da rotina é tudo de bom, tem gente que viaja para tão longe e deixar de valorizar este paraíso tão perto!!!!São momentos preciosos como este que recarregam para continuidade da jornada da vida!!!!!
Exatamente...o que faz a diferença são as companhias e a intensidade com que vivemos a vida em contato com a natureza...deu pra começar muito bem o ano viu...

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!

Uma Experiência no Mosteiro de Caxambu

                   No alto de uma colina, na zona rural de Caxambu-MG (a 6 km da cidade), vivenciamos um fim de semana inesquecível. Em meio a um cenário inspirador, com árvores frondosas, delicadas flores, alegre canto dos pássaros e ao caloroso acolhimento das monjas beneditinas da Abadia Maria Mãe do Cristo, pudemos experimentar três dias de profunda imersão espiritual.         Em busca de ampliar os horizontes da fé e beber “direto da fonte”, jovens de variados grupos das Paróquias do Mártir São Sebastião e Divino Espírito Santo de Varginha-MG, se propuseram a acompanhar a rotina de oração das irmãs do Mosteiro, de sexta a domingo (17 a 19 de novembro). Desde as vigílias na madrugada, até a oração das completas à noite, pudemos nos envolver neste clima de reflexão e recolhimento. Além de realizarmos estudo dirigido de textos do Evangelho, Encíclicas e renomados autores católicos, com momentos d...

O ET e outras peculiaridades de Varginha

               Dia desses, um leitor assíduo do meu blog me sugeriu que eu escrevesse sobre o ET de Varginha. Mas como o assunto é polêmico, intrigante e divide muitas opiniões, optei por redigir um texto sobre a cidade como um todo, no padrão dos que posto por aqui, com curiosidades [incluindo o ET] e sugestões de lugares para se visitar.      Varginha é uma cidade polo do Sul de Minas Gerais, mas com a vantagem de conservar características de interior. Resido aqui desde a infância e confesso que gosto muito desse lugar. Vou destacar alguns pontos [ruas, praças, avenidas, etc] marcantes que sempre me vêm à memória quando se fala da cidade: Avenida Rio Branco, Praça da Fonte, Avenida Princesa do Sul [acho a entrada da cidade tão bonita por ali, dá uma sensação tão boa de familiaridade no regresso de viagens], Praça Dom Pedro II [Jardim do Sapo], Calçadão da Wenceslau Braz e Rua Rio de Janeiro.       ...