Pular para o conteúdo principal

JMJ Rio 2013, em busca da Areia Prometida


        Com a JMJ Madrid 2011 no currículo, garantimos nossa segunda Jornada em Julho de 2013, no Rio de Janeiro- RJ com o Papa Francisco. Na época, escrevi no Jornal Planeta Legionis a nossa saga sobre as cerca de 24 horas [dias 27 e 28 de julho] em que ficamos na Praia de Copacabana...confira!
      Os dois últimos atos centrais da JMJ foram transferidos de Guaratiba [que estava alagada] para Copacabana. Mesmo com a notícia decidimos sair cedo para conseguirmos um bom lugar. Levantamos às 5h da manhã, tomamos banho e arrumamos nossas mochilas. No entanto, ao abrirmos a janela, notamos que chovia forte. Adiamos nosso café para as 7h30, pois não arriscaríamos ficar molhados desde cedo. Mas somente às 9h, quando a chuva passou, que saimos do hotel. 
      A maior saga de nossa Jornada começou com 8 km de caminhada, do Centro à Copacabana. O percurso era monitorado por soldados do Exército já que a cidade estava tomada por peregrinos. No Flamengo, estavam sendo distribuídos os “kit vigília”, mas como a fila estava gigantesca desistimos. Nossa equipe suou a camisa durante o trajeto, mas a paisagem valeu a pena! Destaque a estonteante Enseada do Botafogo. A “Juventude del Papa” garantiu uma fantástica animação principalmente na Avenida das Nações Unidas [literalmente] e nos dois grandes túneis. Chegando às proximidades da praia, entramos em um hortifruti para garantirmos alimentos para as próximas 24 horas. 
      Ao meio dia atravessamos o calçadão beira-mar mais famoso do Brasil em busca de um cantinho na areia superlotada. Com dificuldades, encontramos um lugar razoável. Montamos o nosso “Forte de Copacabana” copiando os europeus que faziam verdadeiras muralhas de areia com duas ou três camadas pra tentar conter a maré. Não escondemos a sensação maravilhosa de ver o grupo trabalhar unido. Fincamos nossas bandeiras do Brasil e de Minas Gerais e fomos curtir o mar, já que o sol brilhava forte. Tiramos fotos, encontramos alguns conterrâneos da Diocese da Campanha, ensaiamos o flash mob e nos divertimos pra valer. Sem saber o que o destino reservara para nós... 
      Já passava de 16h quando nos reunimos pra fazer um lanche. De repente, o mar nos surpreendeu e engoliu nosso forte. Não levando por pouco nossos materiais. Desabrigados, vivemos o que apelidamos de “o maior perrengue da Jornada”. Recolhemos nossa lona e saímos à procura de um lugar mais afastado da maré. Missão praticamente impossível com cada metro quadrado da praia ocupado. Fomos distanciando do palco cada vez mais. O prédio do Copacabana Palace [sempre uma referência para nós] já se transformara em um pontinho longínquo. Os minutos se arrastavam e o crepúsculo solar nos avisava que logo seria noite...
      De mãos dadas e em fila indiana o grupo era constantemente empurrado por outros peregrinos. As conversas foram cedendo espaço ao silêncio quebrado somente por um ou outro palpite azedo de “acho melhor voltarmos para o hotel”.  O grupo perdia as esperanças e já eram quase 2 km sem progressos. Outra vez a maré veio e ensopou todo mundo, pois caminhávamos rente ao mar.  
       Quando as águas voltaram ao normal, Matheus encontrou um cordão com uma cruz da JMJ preso em seu pé. “Interpretei o fato como um sinal e fiquei muito emocionado. Como era o primeiro da fila ninguém percebeu o ocorrido. Decidi seguir o que me indicava a providência divina: Rezar, com toda a fé do meu coração. Algo que eu tinha me esquecido no meio do sufoco. Senti que não deveria fazer alarde, pois o recado era pra mim. Um líder não pode nunca desanimar porque senão o grupo também desanima”. Em pouco tempo encontramos um lugar próximo ao último telão instalado na praia. Aliviados, montamos nosso acampamento. 
       O papa impressionou os 3,5 milhões de jovens reunidos para ouvi-lo. O momento de Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento foi marcante. Os minutos de profundo silêncio com gente do mundo todo unida em uma só oração, jamais serão esquecidos.Terminada a celebração vestimos nossos sacos de dormir e apagamos. Ao contrário do que muitos possam imaginar, dormimos a noite toda. Fez muito frio, o mar estava revolto, mas só de não ter chovido já foi um verdadeiro milagre...

       Sobrevivemos mais uma vez...
       Às 6h40 do domingo, dia 28, o sol nasceu vitorioso e triunfante sob aplausos da multidão que já começava a despertar. Uma italiana próxima a nós exclamou: “Que belo!”. Vencemos mais uma noite em que dormimos sob as estrelas para aguardar uma Missa do Papa. [Em 2007 no Campo de Marte em São Paulo, em 2011 no Aeródromo de Cuatro Vientos em Madrid e agora em 2013 na praia de Copacabana, experiências completamente distintas]. Quando o Papa chegou ao palco foi apresentado o maior flash mob do mundo com a participação de 3,7 milhões de pessoas.

     A Missa de Envio foi excepcional. Cantos maravilhosos entoados por grandes nomes da música católica, inclusive padres famosos. No final, o Papa anunciou a Cracóvia, na Polônia, como sendo sede da próxima Jornada, no ano de 2016. Cansados, decidimos ficar mais alguns dias para conhecer melhor o Rio de Janeiro.

 Confira um vídeo incrível sobre a JMJ




         Leia também:  As Marcas de Francisco

                                 O Bom Peregrino carrega consigo um pouco do mundo


                              





      

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na época era do SBT), Punky, a Levada da Breca (em desenho e em seriado),

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!

Como conquistar uma Oratória Eficiente?

    É tão gratificante quando conseguimos tirar os sonhos do papel e transformá-los em realidade! Com prazer compartilho com vocês uma boa notícia: lancei um e-book esta semana! Reuni em "7 Maneiras para Empreendedores Dominarem a Oratória Eficiente" um pouco das minhas experiências e práticas em comunicação, com o objetivo de ajudar empreendedores, profissionais liberais e prestadores de serviços a destravarem a sua oratória! Ciente da necessidade que este público têm de divulgar seus produtos e serviços nas redes sociais, gravando vídeos e também se apresentando em público com mais objetividade para vender mais! É um verdadeiro guia prático! Ao longo das páginas compartilho orientações e proponho diversos exercícios que vão direcionar os leitores e desafiá-los a agir, já produzindo conteúdos para os seus negócios! E aproveitando a expertise com os mais de 100 entrevistados no Podcast, preparei um bônus com "21 Segredos para dar entrevistas interessantes em podcas