Pular para o conteúdo principal

JMJ Rio 2013, em busca da Areia Prometida


        Com a JMJ Madrid 2011 no currículo, garantimos nossa segunda Jornada em Julho de 2013, no Rio de Janeiro- RJ com o Papa Francisco. Na época, escrevi no Jornal Planeta Legionis a nossa saga sobre as cerca de 24 horas [dias 27 e 28 de julho] em que ficamos na Praia de Copacabana...confira!
      Os dois últimos atos centrais da JMJ foram transferidos de Guaratiba [que estava alagada] para Copacabana. Mesmo com a notícia decidimos sair cedo para conseguirmos um bom lugar. Levantamos às 5h da manhã, tomamos banho e arrumamos nossas mochilas. No entanto, ao abrirmos a janela, notamos que chovia forte. Adiamos nosso café para as 7h30, pois não arriscaríamos ficar molhados desde cedo. Mas somente às 9h, quando a chuva passou, que saimos do hotel. 
      A maior saga de nossa Jornada começou com 8 km de caminhada, do Centro à Copacabana. O percurso era monitorado por soldados do Exército já que a cidade estava tomada por peregrinos. No Flamengo, estavam sendo distribuídos os “kit vigília”, mas como a fila estava gigantesca desistimos. Nossa equipe suou a camisa durante o trajeto, mas a paisagem valeu a pena! Destaque a estonteante Enseada do Botafogo. A “Juventude del Papa” garantiu uma fantástica animação principalmente na Avenida das Nações Unidas [literalmente] e nos dois grandes túneis. Chegando às proximidades da praia, entramos em um hortifruti para garantirmos alimentos para as próximas 24 horas. 
      Ao meio dia atravessamos o calçadão beira-mar mais famoso do Brasil em busca de um cantinho na areia superlotada. Com dificuldades, encontramos um lugar razoável. Montamos o nosso “Forte de Copacabana” copiando os europeus que faziam verdadeiras muralhas de areia com duas ou três camadas pra tentar conter a maré. Não escondemos a sensação maravilhosa de ver o grupo trabalhar unido. Fincamos nossas bandeiras do Brasil e de Minas Gerais e fomos curtir o mar, já que o sol brilhava forte. Tiramos fotos, encontramos alguns conterrâneos da Diocese da Campanha, ensaiamos o flash mob e nos divertimos pra valer. Sem saber o que o destino reservara para nós... 
      Já passava de 16h quando nos reunimos pra fazer um lanche. De repente, o mar nos surpreendeu e engoliu nosso forte. Não levando por pouco nossos materiais. Desabrigados, vivemos o que apelidamos de “o maior perrengue da Jornada”. Recolhemos nossa lona e saímos à procura de um lugar mais afastado da maré. Missão praticamente impossível com cada metro quadrado da praia ocupado. Fomos distanciando do palco cada vez mais. O prédio do Copacabana Palace [sempre uma referência para nós] já se transformara em um pontinho longínquo. Os minutos se arrastavam e o crepúsculo solar nos avisava que logo seria noite...
      De mãos dadas e em fila indiana o grupo era constantemente empurrado por outros peregrinos. As conversas foram cedendo espaço ao silêncio quebrado somente por um ou outro palpite azedo de “acho melhor voltarmos para o hotel”.  O grupo perdia as esperanças e já eram quase 2 km sem progressos. Outra vez a maré veio e ensopou todo mundo, pois caminhávamos rente ao mar.  
       Quando as águas voltaram ao normal, Matheus encontrou um cordão com uma cruz da JMJ preso em seu pé. “Interpretei o fato como um sinal e fiquei muito emocionado. Como era o primeiro da fila ninguém percebeu o ocorrido. Decidi seguir o que me indicava a providência divina: Rezar, com toda a fé do meu coração. Algo que eu tinha me esquecido no meio do sufoco. Senti que não deveria fazer alarde, pois o recado era pra mim. Um líder não pode nunca desanimar porque senão o grupo também desanima”. Em pouco tempo encontramos um lugar próximo ao último telão instalado na praia. Aliviados, montamos nosso acampamento. 
       O papa impressionou os 3,5 milhões de jovens reunidos para ouvi-lo. O momento de Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento foi marcante. Os minutos de profundo silêncio com gente do mundo todo unida em uma só oração, jamais serão esquecidos.Terminada a celebração vestimos nossos sacos de dormir e apagamos. Ao contrário do que muitos possam imaginar, dormimos a noite toda. Fez muito frio, o mar estava revolto, mas só de não ter chovido já foi um verdadeiro milagre...

       Sobrevivemos mais uma vez...
       Às 6h40 do domingo, dia 28, o sol nasceu vitorioso e triunfante sob aplausos da multidão que já começava a despertar. Uma italiana próxima a nós exclamou: “Que belo!”. Vencemos mais uma noite em que dormimos sob as estrelas para aguardar uma Missa do Papa. [Em 2007 no Campo de Marte em São Paulo, em 2011 no Aeródromo de Cuatro Vientos em Madrid e agora em 2013 na praia de Copacabana, experiências completamente distintas]. Quando o Papa chegou ao palco foi apresentado o maior flash mob do mundo com a participação de 3,7 milhões de pessoas.

     A Missa de Envio foi excepcional. Cantos maravilhosos entoados por grandes nomes da música católica, inclusive padres famosos. No final, o Papa anunciou a Cracóvia, na Polônia, como sendo sede da próxima Jornada, no ano de 2016. Cansados, decidimos ficar mais alguns dias para conhecer melhor o Rio de Janeiro.

 Confira um vídeo incrível sobre a JMJ




         Leia também:  As Marcas de Francisco

                                 O Bom Peregrino carrega consigo um pouco do mundo


                              





      

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

O que aprendi com o documentário de Brené Brown

Se você curte conteúdo que agrega, minha indicação para este fim de semana é o documentário " The call to courage ", protagonizado pela pesquisadora americana Brené Brown , disponível no Netflix (1h16min de duração). Além de divertido, muitas contribuições para a nossa vida pessoal, profissional e relacionamentos. Já assisti duas vezes e as mensagens sobre coragem e vulnerabilidade ainda reverberam em minha mente até hoje. Por isso resolvi compartilhar, quem sabe esta indicação pode contribuir para outras pessoas... De tudo que vi, a parte mais impactante pra mim foi a referência a Roosevelt (não conhecia esta frase) que compartilho neste postagem! "Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; que luta bravamente. Que erra, que decepciona, porque não há esforço ...

Como vivenciar plenamente a Quaresma - ft. Pe. Jean Poul Hansen

            Se você está com o propósito de fazer alguma penitência ou sacrifício nesta Quaresma, além de ficar por dentro das principais orientações da Igreja, assista esse vídeo até o final! Pe. Jean Poul Hansen, Coordenador Diocesano de Pastoral, comenta tudo sobre este tempo especial de preparação para a Páscoa e ainda passa algumas sugestões de atividades e exercícios quaresmais, vale a pena conferir!      Assista, curta e compartilhe com os seus amigos! INSCREVA-SE também no canal, obrigado desde já pela força, grande abraço! Assista ao vídeo na íntegra!

Melhores Momentos do Podcast - Segunda Temporada

  Chegou o momento mais aguardado da temporada, aquela hora de nos divertirmos e inspirarmos com os melhores trechos da segunda temporada do nosso podcast! Um corte interessante de cada um dos 18 episódios, vale a pena assistir na íntegra e se recordar de cada um dos nossos convidados! Se você curte boas entrevistas, se liga que em breve vai rolar a terceira temporada do nosso podcast, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, grande abraço! Ria bastante e confira as melhores histórias!

O dia em que conheci o SBT

               Sempre sonhei com o dia em que eu andaria por aqueles corredores, encontraria vários artistas, conheceria os estúdios e participaria da gravação de um programa...esse dia finalmente chegou! O 27 de agosto de 2015 jamais sairá de minha memória. Tudo que assisti ao longo dos anos nos programas de auditório da emissora foram se materializando na minha frente.        Eram 12h10 quando avistamos o SBT pela primeira vez, do outro lado da Rodovia Anhanguera, em Osasco, região metropolitana de São Paulo. Impossível conter a ansiedade enquanto o motorista fazia o retorno para ingressarmos na pista certa, que dava acesso à fábrica de sonhos de Silvio Santos. Passamos pela portaria e fomos bem recepcionados pela produtora Patrícia, que nos acompanhou ao longo do dia. Após este bate-papo inicial, entramos realmente no CDT – Centro de Televisão.         Do ônibus, avistamos o parq...