Pular para o conteúdo principal

Os três dias de acampamento no Hallel de Aparecida



De 19 a 21 de abril de 2013 participamos do Hallel Internacional em Aparecida - SP. Foi uma experiência em grupo muito marcante e o último grande evento no país antes da JMJ Rio 2013. Quero compartilhar com vocês o texto que escrevi para o Jornal Planeta Legionis na época, que relata os três dias em que ficamos acampados no Santuário Nacional.

Após semanas de preparação, saímos de Varginha na sexta-feira às 13h. Mochilas, sleeping bags [sacos de dormir que vão entrar para a história] e outros itens incrementavam nosso kit sobrevivência.  A viagem foi tranquila e bem animada! Às 18h chegamos a Aparecida e fomos procurar o local onde ficaríamos alojados. Depois de quase uma hora de caminhada, um pouco perdidos com certeza, finalmente encontramos o lugar. 
    Ficamos nas barracas do Exército oferecidas pelo Santuário, cada um recebeu um colchonete e uma manta. A área de camping era próxima a um bosque que fica atrás da torre do relógio da Basílica.  Neste cenário, vivemos três dias inesquecíveis. Depois de instalados, jantamos no Centro de Apoio ao Romeiro e nos dirigimos à Praça da Basílica Velha, onde acontecia o show de acolhida da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora. 

         A procissão luminosa na passarela da fé com os símbolos da JMJ e a imagem de Nossa Senhora Aparecida em direção a Basílica foi marcante. No palco montado na Tribuna Bento XVI, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB deu as boas vindas aos jovens. Em seguida, diversos cantores da Canção Nova realizaram o show de abertura do Hallel Internacional. Nossa turma concedeu uma entrevista para o programa Bem Vindo Romeiro, da TV Aparecida. Por volta de meia noite, retornamos ao acampamento. 
      A primeira noite foi difícil. Era a primeira vez que acampávamos. Alguns reclamaram um pouquinho da falta de conforto, mas logo tudo virou festa até os monitores virem pedir silêncio. Na manhã do sábado, tomamos café, visitamos a imagem de Nossa Senhora e o grupo se dividiu entre as inúmeras atrações oferecidas aos romeiros do Hallel. Após o almoço demos uma volta na tradicional “feirinha” e voltamos ao acampamento para tomarmos banho e nos prepararmos para a maratona de shows que nos aguardavam. 
     A Banda Anjos de Resgate foi a primeira grande atração da noite, no palco do Centro de Eventos.  A cantora Elba Ramalho fez uma participação especial e emocionou os presentes. De lá, fomos para o palco principal onde a banda Rosa de Saron, atração mais esperada, encerraria as atividades do sábado.  Por uma hora e meia os artistas incendiaram o público, que sabia todas as letras na ponta da língua, inclusive nós, enquanto lágrimas brotavam facilmente dos nossos olhos a medida que o espetáculo atingia o seu clímax. O final do show acabou se tornando um grande momento de partilharmos alegrias e bons sentimentos, em unidade e harmonia, de uma forma nunca antes vivenciada pela nossa equipe.
   Para deixar esse momento espiritualmente mais concreto, nos dirigimos à Capela do Santíssimo para a nossa Vigília. Eleita por unanimidade como a melhor coisa que nos aconteceu no Hallel. Saímos da capela já era madrugada avançada e fomos lanchar no centro de apoio que estava vazio. Voltamos para o acampamento e dormimos rapidamente por conta do cansaço. 
     No domingo após o café, participamos da Missa de envio dos símbolos da JMJ para o Rio de Janeiro, presidida por Dom Orani Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ. Depois do almoço, encerramos o dia no Parque de Diversões do Santuário. A viagem de volta também foi tranquila e recheada de histórias e casos engraçados . Por volta de 21h30 chegamos a Varginha.  

Confira as melhores atrações de Aparecida no vídeo




Leia também: Bote Fé! Diocese recebe símbolos da JMJ

                       Kodak, o Fim de uma Era...

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

O que aprendi com o documentário de Brené Brown

Se você curte conteúdo que agrega, minha indicação para este fim de semana é o documentário " The call to courage ", protagonizado pela pesquisadora americana Brené Brown , disponível no Netflix (1h16min de duração). Além de divertido, muitas contribuições para a nossa vida pessoal, profissional e relacionamentos. Já assisti duas vezes e as mensagens sobre coragem e vulnerabilidade ainda reverberam em minha mente até hoje. Por isso resolvi compartilhar, quem sabe esta indicação pode contribuir para outras pessoas... De tudo que vi, a parte mais impactante pra mim foi a referência a Roosevelt (não conhecia esta frase) que compartilho neste postagem! "Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; que luta bravamente. Que erra, que decepciona, porque não há esforço ...

Como vivenciar plenamente a Quaresma - ft. Pe. Jean Poul Hansen

            Se você está com o propósito de fazer alguma penitência ou sacrifício nesta Quaresma, além de ficar por dentro das principais orientações da Igreja, assista esse vídeo até o final! Pe. Jean Poul Hansen, Coordenador Diocesano de Pastoral, comenta tudo sobre este tempo especial de preparação para a Páscoa e ainda passa algumas sugestões de atividades e exercícios quaresmais, vale a pena conferir!      Assista, curta e compartilhe com os seus amigos! INSCREVA-SE também no canal, obrigado desde já pela força, grande abraço! Assista ao vídeo na íntegra!

Melhores Momentos do Podcast - Segunda Temporada

  Chegou o momento mais aguardado da temporada, aquela hora de nos divertirmos e inspirarmos com os melhores trechos da segunda temporada do nosso podcast! Um corte interessante de cada um dos 18 episódios, vale a pena assistir na íntegra e se recordar de cada um dos nossos convidados! Se você curte boas entrevistas, se liga que em breve vai rolar a terceira temporada do nosso podcast, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, grande abraço! Ria bastante e confira as melhores histórias!

O dia em que conheci o SBT

               Sempre sonhei com o dia em que eu andaria por aqueles corredores, encontraria vários artistas, conheceria os estúdios e participaria da gravação de um programa...esse dia finalmente chegou! O 27 de agosto de 2015 jamais sairá de minha memória. Tudo que assisti ao longo dos anos nos programas de auditório da emissora foram se materializando na minha frente.        Eram 12h10 quando avistamos o SBT pela primeira vez, do outro lado da Rodovia Anhanguera, em Osasco, região metropolitana de São Paulo. Impossível conter a ansiedade enquanto o motorista fazia o retorno para ingressarmos na pista certa, que dava acesso à fábrica de sonhos de Silvio Santos. Passamos pela portaria e fomos bem recepcionados pela produtora Patrícia, que nos acompanhou ao longo do dia. Após este bate-papo inicial, entramos realmente no CDT – Centro de Televisão.         Do ônibus, avistamos o parq...