Pular para o conteúdo principal

Uma Mina de Ouro na antiga Vila Rica


       Tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a antiga Vila Rica surpreende turistas do mundo inteiro com sua riqueza cultural. Palco da Inconfidência Mineira, a cidade possui belíssimas Igrejas e Museus que contam um pouco da história da nossa gente. 

       Este talvez, seja o relato mais antigo que vou compartilhar com vocês aqui no Blog. Redigi esse texto para o Jornal Planeta Legionis, logo após voltarmos dessa viagem, em agosto de 2008. Claro que dei uma enxugada no material, porém, procurei manter a essência e principalmente, o meu olhar da época sobre a viagem.

    Começamos nosso passeio por Mariana- MG. Demos uma pequena volta pelo Centro e nos dirigimos à Estação Ferroviária onde pegaríamos o trem rumo a Ouro Preto - MG. O passeio pelos 18 km da estrada de ferro foi um verdadeiro presente da natureza. Paisagens de encher os olhos ao cortarmos rios, montanhas e cachoeiras. Adrenalina total ao entrarmos em um túnel ou quando o trem deixava pra trás penhascos de prender a respiração. 


       Ao desembarcarmos em nosso destino, fomos direto para a Praça Tiradentes onde um guia se ofereceu para nos acompanhar, aceitamos. O rapaz nos apresentou a Matriz Nossa Senhora do Pilar. Ficamos perplexos diante de tamanha beleza e sensibilidade artística. Destaque aos anjos esculpidos e aos detalhes em ouro e prata em todo o contexto da obra. De lá, nos encaminhamos ao Museu de Arte Sacra, anexo à sacristia da Matriz. 
      Logo após o almoço, nos dirigimos à Mina mais próxima, que ficava a 40 minutos de caminhada. Segundo moradores, a cidade é um verdadeiro queijo suíço, em virtude das diversas minas e túneis secretos que cruzam o subsolo. Chegando lá, fomos recebidos por um guia que se dizia descendente de escravos. Ele nos relatou, com detalhes, o Ciclo do Ouro no Brasil. 
      Cada membro da expedição recebeu uma touca e um capacete para ingressar na mina em segurança. Trocamos olhares apreensivos e entramos em fila indiana. O túnel era muito apertado e o chão irregular. Em alguns momentos, tivemos que andar agachados. De repente, ao olharmos para trás, já não dava mais pra enxergar a entrada. Continuamos a caminhada e aos poucos nos tornávamos mais ofegantes, pois começava a faltar oxigênio. 
      Alguns metros depois, subimos um “morrinho” e chegamos ao lugar exato onde começavam as escavações. Comentário do guia: “Muitos escravos engoliam pepitas de ouro e depois as resgatavam nas fezes, para repassá-las sem ter que dar satisfação aos seus senhores”. Não conseguimos conter o riso. Terminada a expedição, visitamos a Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde foi enterrado Aleijadinho, o grande gênio do Barroco Mineiro. E a Igreja São Francisco de Assis, que tem arquitetura com inspiração militar e é a mais famosa obra do artista. 
      Encerramos nossa tarde visitando a Casa dos Contos [imóvel que preserva a memória econômica fiscal do Ciclo do Ouro] e o Museu dos Inconfidentes. Um verdadeiro labirinto de salas e corredores luxuosos e imponentes, com incontáveis obras de arte. Destaque ao Panteão dos Inconfidentes, câmara onde se encontram os restos mortais dos principais nomes do movimento, os pedaços da forca em que morreu Tiradentes e a primeira edição do livro “Marília de Dirceu”.

      Antes de ir embora, nos deliciamos com um saboroso sorvete e passeamos pelas lojas de artesanato da cidade. Cansados, mas muito felizes com o êxito da viagem, entramos no ônibus e um cheirinho de queijo "abençoado" nos acompanhou até chegarmos em casa.

         Leia também: Barbacena, da Fazenda do Registro ao Museu da Loucura

                                Desbravando a Cidade Histórica de Tiradentes

Comentários

Total de visualizações de página

199400

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

O ET e outras peculiaridades de Varginha

               Dia desses, um leitor assíduo do meu blog me sugeriu que eu escrevesse sobre o ET de Varginha. Mas como o assunto é polêmico, intrigante e divide muitas opiniões, optei por redigir um texto sobre a cidade como um todo, no padrão dos que posto por aqui, com curiosidades [incluindo o ET] e sugestões de lugares para se visitar.      Varginha é uma cidade polo do Sul de Minas Gerais, mas com a vantagem de conservar características de interior. Resido aqui desde a infância e confesso que gosto muito desse lugar. Vou destacar alguns pontos [ruas, praças, avenidas, etc] marcantes que sempre me vêm à memória quando se fala da cidade: Avenida Rio Branco, Praça da Fonte, Avenida Princesa do Sul [acho a entrada da cidade tão bonita por ali, dá uma sensação tão boa de familiaridade no regresso de viagens], Praça Dom Pedro II [Jardim do Sapo], Calçadão da Wenceslau Braz e Rua Rio de Janeiro.       ...

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!

Anos 90 - Top 5 lembranças da escola

         Ah, fala verdade se às vezes não bate saudade dos tempos de escola? Os colegas, as bagunças, os materiais, os trabalhos, as professoras e as histórias...Nos anos 90, sem internet, tudo era muito diferente nos bancos escolares, porém não menos divertido hahha. Aproveite essa viagem pelo túnel do tempo e divirta-se! Não se esqueça de se INSCREVER no canal, dar o seu joinha e compartilhar esse link nas redes sociais...Grande abraço! Assista o vídeo, está sensacional!