Pular para o conteúdo principal

Uma Mina de Ouro na antiga Vila Rica


       Tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a antiga Vila Rica surpreende turistas do mundo inteiro com sua riqueza cultural. Palco da Inconfidência Mineira, a cidade possui belíssimas Igrejas e Museus que contam um pouco da história da nossa gente. 

       Este talvez, seja o relato mais antigo que vou compartilhar com vocês aqui no Blog. Redigi esse texto para o Jornal Planeta Legionis, logo após voltarmos dessa viagem, em agosto de 2008. Claro que dei uma enxugada no material, porém, procurei manter a essência e principalmente, o meu olhar da época sobre a viagem.

    Começamos nosso passeio por Mariana- MG. Demos uma pequena volta pelo Centro e nos dirigimos à Estação Ferroviária onde pegaríamos o trem rumo a Ouro Preto - MG. O passeio pelos 18 km da estrada de ferro foi um verdadeiro presente da natureza. Paisagens de encher os olhos ao cortarmos rios, montanhas e cachoeiras. Adrenalina total ao entrarmos em um túnel ou quando o trem deixava pra trás penhascos de prender a respiração. 


       Ao desembarcarmos em nosso destino, fomos direto para a Praça Tiradentes onde um guia se ofereceu para nos acompanhar, aceitamos. O rapaz nos apresentou a Matriz Nossa Senhora do Pilar. Ficamos perplexos diante de tamanha beleza e sensibilidade artística. Destaque aos anjos esculpidos e aos detalhes em ouro e prata em todo o contexto da obra. De lá, nos encaminhamos ao Museu de Arte Sacra, anexo à sacristia da Matriz. 
      Logo após o almoço, nos dirigimos à Mina mais próxima, que ficava a 40 minutos de caminhada. Segundo moradores, a cidade é um verdadeiro queijo suíço, em virtude das diversas minas e túneis secretos que cruzam o subsolo. Chegando lá, fomos recebidos por um guia que se dizia descendente de escravos. Ele nos relatou, com detalhes, o Ciclo do Ouro no Brasil. 
      Cada membro da expedição recebeu uma touca e um capacete para ingressar na mina em segurança. Trocamos olhares apreensivos e entramos em fila indiana. O túnel era muito apertado e o chão irregular. Em alguns momentos, tivemos que andar agachados. De repente, ao olharmos para trás, já não dava mais pra enxergar a entrada. Continuamos a caminhada e aos poucos nos tornávamos mais ofegantes, pois começava a faltar oxigênio. 
      Alguns metros depois, subimos um “morrinho” e chegamos ao lugar exato onde começavam as escavações. Comentário do guia: “Muitos escravos engoliam pepitas de ouro e depois as resgatavam nas fezes, para repassá-las sem ter que dar satisfação aos seus senhores”. Não conseguimos conter o riso. Terminada a expedição, visitamos a Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde foi enterrado Aleijadinho, o grande gênio do Barroco Mineiro. E a Igreja São Francisco de Assis, que tem arquitetura com inspiração militar e é a mais famosa obra do artista. 
      Encerramos nossa tarde visitando a Casa dos Contos [imóvel que preserva a memória econômica fiscal do Ciclo do Ouro] e o Museu dos Inconfidentes. Um verdadeiro labirinto de salas e corredores luxuosos e imponentes, com incontáveis obras de arte. Destaque ao Panteão dos Inconfidentes, câmara onde se encontram os restos mortais dos principais nomes do movimento, os pedaços da forca em que morreu Tiradentes e a primeira edição do livro “Marília de Dirceu”.

      Antes de ir embora, nos deliciamos com um saboroso sorvete e passeamos pelas lojas de artesanato da cidade. Cansados, mas muito felizes com o êxito da viagem, entramos no ônibus e um cheirinho de queijo "abençoado" nos acompanhou até chegarmos em casa.

         Leia também: Barbacena, da Fazenda do Registro ao Museu da Loucura

                                Desbravando a Cidade Histórica de Tiradentes

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

O que aprendi com o documentário de Brené Brown

Se você curte conteúdo que agrega, minha indicação para este fim de semana é o documentário " The call to courage ", protagonizado pela pesquisadora americana Brené Brown , disponível no Netflix (1h16min de duração). Além de divertido, muitas contribuições para a nossa vida pessoal, profissional e relacionamentos. Já assisti duas vezes e as mensagens sobre coragem e vulnerabilidade ainda reverberam em minha mente até hoje. Por isso resolvi compartilhar, quem sabe esta indicação pode contribuir para outras pessoas... De tudo que vi, a parte mais impactante pra mim foi a referência a Roosevelt (não conhecia esta frase) que compartilho neste postagem! "Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; que luta bravamente. Que erra, que decepciona, porque não há esforço ...

Como vivenciar plenamente a Quaresma - ft. Pe. Jean Poul Hansen

            Se você está com o propósito de fazer alguma penitência ou sacrifício nesta Quaresma, além de ficar por dentro das principais orientações da Igreja, assista esse vídeo até o final! Pe. Jean Poul Hansen, Coordenador Diocesano de Pastoral, comenta tudo sobre este tempo especial de preparação para a Páscoa e ainda passa algumas sugestões de atividades e exercícios quaresmais, vale a pena conferir!      Assista, curta e compartilhe com os seus amigos! INSCREVA-SE também no canal, obrigado desde já pela força, grande abraço! Assista ao vídeo na íntegra!

Melhores Momentos do Podcast - Segunda Temporada

  Chegou o momento mais aguardado da temporada, aquela hora de nos divertirmos e inspirarmos com os melhores trechos da segunda temporada do nosso podcast! Um corte interessante de cada um dos 18 episódios, vale a pena assistir na íntegra e se recordar de cada um dos nossos convidados! Se você curte boas entrevistas, se liga que em breve vai rolar a terceira temporada do nosso podcast, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, grande abraço! Ria bastante e confira as melhores histórias!

O dia em que conheci o SBT

               Sempre sonhei com o dia em que eu andaria por aqueles corredores, encontraria vários artistas, conheceria os estúdios e participaria da gravação de um programa...esse dia finalmente chegou! O 27 de agosto de 2015 jamais sairá de minha memória. Tudo que assisti ao longo dos anos nos programas de auditório da emissora foram se materializando na minha frente.        Eram 12h10 quando avistamos o SBT pela primeira vez, do outro lado da Rodovia Anhanguera, em Osasco, região metropolitana de São Paulo. Impossível conter a ansiedade enquanto o motorista fazia o retorno para ingressarmos na pista certa, que dava acesso à fábrica de sonhos de Silvio Santos. Passamos pela portaria e fomos bem recepcionados pela produtora Patrícia, que nos acompanhou ao longo do dia. Após este bate-papo inicial, entramos realmente no CDT – Centro de Televisão.         Do ônibus, avistamos o parq...