Pular para o conteúdo principal

I Mostra de Cinema de Fama fomentou o turismo local e a sétima arte no sul de Minas

       
        A pequena e charmosa cidade de Fama acolheu realizadores e entusiastas da sétima arte durante a I Mostra de Cinema de Fama-MG, realizada entre 26 e 28 de maio. Mais do que a proposta competitiva - confira a relação de vencedores na sequência -, prevaleceu o espírito de cooperação e incentivo à produção cinematográfica no sul de Minas, região carente de realizações na área e projetos de difusão a diferentes públicos. E apesar do frio abaixo de 16 graus às margens do lago de Furnas, o festival contou com plateia cativa, com média de 800 pessoas durante as três noites (2400 no total), que exibiram cerca de 40 trabalhos entre curtas e longas-metragens. Expandindo a vocação turística da cidade, as feiras de artesanato e de alimentação, ao lado da igreja matriz, ajudaram a aquecer a economia local, também dinamizada em bares e restaurantes noturnos. "A Mostra de Fama confirmou que quando se oferece um evento com qualidade,  com conteúdo e, sobretudo, com muita seriedade, o público comparece e participa", afirma Aryanne Ribeiro, idealizadora da mostra.
     Apesar desta ter sido a primeira edição do evento, realizado no interior e fora do circuito Rio-São Paulo, a I Mostra de Cinema de Fama nasceu já como um festival de estrutura condizente a importantes festivais do gênero no país, com exibição em tela de 9x5 metros, sonorização profissional, acomodação para grande público, serviços de alimentação, presença de artistas e parceiros vindos de outros estados. Tudo isso só foi possível pelo grande empenho de idealizadoras (Gesto Produções), produtores, parceiros diversos e patrocínio da CODEMIG - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas e Gerais - e Governo de Minas, com apoio da Prefeitura de Fama, Prefeitura de Alfenas, Acilago - Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas - e Secretaria de Governo de Minas Gerais.
    Logo na abertura da mostra, o fascínio proporcionado pelo cinema e por consagradas trilhas - algumas delas interpretadas ao vivo pela Camerata Theophillus de Alfenas - deu o clima de que ali estava se concretizando um sonho antes impensável, algo pontuado mesmo por autoridades locais. A madrinha do evento, Malu Valle, e o homenageado, o roteirista Jovany Sales Rey, lembraram a importância de inciativas como a Mostra de Cinema de Fama inclusive para o fortalecimento da produção nacional. Além de produções de quatro regiões do país, de trabalhos experimentais a produções de grande envergadura, a investigação em torno do cinema se aprofundou com a oficina de atuação ministrada pelo experiente Anselmo Vasconcellos, presente durante os três dias de evento, estes também marcados pela irreverência do mestre de cerimônias, o ator Igor Cotrim. Todas as atividades da mostra foram gratuitas.
     O encerramento do festival, mesmo com horário avançando após as 23h de domingo, foi o retrato do que se viu durante toda a I Mostra de Cinema de Fama: presença de famílias da cidade e de municípios vizinhos, muito calor humano e empolgação por parte dos concorrentes presentes. A premiação também espelhou esse panorama, com o primeiro lugar a "Regeneração" (RJ), de Humberto Carrão, mas igualmente reconhecendo produções da região, como "Imerso em teu regaço" (Varginha), que levou o troféu de aclamação de público, e o prêmio de melhor atuação para Patrícia Silva - "Um canto para dormir" (Alfenas).

Confira a premiação da I Mostra de Cinema de Fama:

1° lugar: "Regeneração" - Direção: Humberto Carrão (RJ)
2° lugar: "O Chá do General" - Direção: Bob Yang (SP)
3° lugar: "Um Canto para dormir" - Direção: Bruno de Souza Pereira (Alfenas)

Menção Honrosa:  "Meu Rio Vermelho" - Direção: Rafael Irineu (Cuiabá-MT)
Prêmio Mineiro: "Quatro Paredes" - Dir: Pedro Estrada e Breno Alvarenga (BH)
Aclamação do Público:  "Imerso em teu Regaço" - Dir: Lucas Marques (Varginha)
Melhor Atuação: Patrícia Silva | "Um Canto para Dormir"

Mais informações:
mostrafama.com.br  | (35) 9.9974-0724
www.facebook.com/mostradecinemadefama/

-----------------------------------------------------------------------------------------------
ASSESSORIA DE IMPRENSA
João Marcos Veiga | joaomarcosveiga@gmail.com | (31) 9.8788-4534
Lígia Dante | ligiadante@uol.com.br | (35) 9.8402-4403

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!

Receita- Como fazer mix de açaí - ft. André Summer

Em alta nesta época do ano, o açaí é ingrediente principal de duas deliciosas receitas que vamos apresentar no vídeo de hoje! O empresário André Summer ensina dois mix que serão tendência para o verão, além de super fáceis de fazer...Está sensacional! Vale a pena conferir na íntegra!  Se você gosta de acompanhar novidades do mundo do entretenimento, aproveite e INSCREVA-SE no canal, grande abraço! Confira!!!

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na época era do SBT), Punky, a Levada da Breca (em desenho e em seriado),