Ainda estou impressionado com o
que vivenciamos na manhã desta Sexta-Feira da Paixão em Varginha. Escrevo esse
texto poucas horas depois do término da peça, com as imagens bem nítidas em
minha mente. Uma multidão compareceu para assistir a Via-Sacra da Juventude
2016, coroando os esforços dos últimos dois meses de trabalho de nossa equipe.
Assista ao vídeo completo, com todas as
cenas e se emocione!!! Está incrível...
O centro da cidade foi tomado por pessoas de todas as idades, dispostas a reviver as últimas horas de Cristo. Não sei explicar se o que mais me marcou foi a sensibilidade dos nossos atores ao darem vida aos históricos personagens; ou a harmonia de instrumentos e vozes nas mais profundas e inesquecíveis canções; a garra e a determinação das equipes de bastidores, figurinos, cenários e efeitos em buscar a perfeição em tudo que se propuseram a fazer; ou a emoção pura e sincera do público ao sentir arrepios e derramar lágrimas ao longo do percurso. Realmente é algo que jamais vou me esquecer, o resultado deve ser motivo de orgulho para todos nós! Afinal, a união realmente fez a força!
A Santa Ceia, revivida no adro da Igreja do Mártir São Sebastião, foi o ponto de partida do espetáculo. Ao som da canção “Judaísmo”, Jesus (Mizael Lima) e seus discípulos (João Pedro Sales, Douglas Flausino, Gilberto Camargo, Gabriel Henrique Junqueira, Adalton Borges, Guilherme Ribeiro, Luiz Gustavo Serafim, Breno Francelino, Augusto de Carvalho, Luis Gustavo Valério, Marcos Breno Ribeiro e Flávio Constantino) partilharam a última refeição.
Após ouvirem os ensinamentos do Mestre, os apóstolos se dirigiram ao Monte das Oliveiras [Praça Dom Pedro II]. Lá, Cristo passou por momentos de agonia [canção “Horto”], foi consolado pelo Anjo (Gabriel Marques), tentado pelo Demônio (Matheus Pissolatti) e curou a orelha de Malco (Claudemir Marques).
Logo depois do beijo do traidor, Jesus foi levado ao Sinédrio, ambientado no início da Praça Governador Valadares. Neste cenário aconteceu a negação de Pedro (Douglas Flausino) à Criada (Maria Fernanda Malaquias); o arrependimento de Judas (Gilberto Camargo) ao ser envolvido por Demônios (Luis Gustavo Ferreira, Vinicius Toledo e Lais Jassé) e a acusação dos Sumo Sacerdotes (Graziani Silva, Geraldinho de Oliveira e Wesley Cândido), que decidiram encaminhar o protagonista a Pilatos (Anderson Craveiro).
No palácio do Governador, sediado aos fundos da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, Barrabás (João Paulo Lourenço) foi libertado e Jesus levado para a flagelação. Cena que gerou enorme comoção entre o público que acompanhava a Via-Sacra. Sob o comando do Chefe da Guarda (Isaías Baroni), os soldados (Wallace Rodrigues, Edson dos Santos, Paulo Marinho e João Paulo Bernardes) não foram misericordiosos. Enquanto o Demônio (Letícia Silva) rondava, Maria (Michele Cardoso), Maria Madalena (Quelen Cardoso) e João (João Pedro Sales) se compadeciam do sofrimento do salvador. A música “Ponta de Espinho”, entoada no momento em que o Messias recebeu a coroa e o manto, despertou sensações de dor e compaixão nos presentes.
Contrariando sua esposa Cláudia (Mayara Monteiro), Pilatos cedeu à vontade do povo e Cristo seguiu para o Calvário [Avenida Rio Branco]. Na primeira queda, mãe e filho se encontraram, impossível segurar as lágrimas diante de verdadeiro amor.
Na sequência da via-crúcis aconteceram os encontros com Cirineu (Eliton Vicente), canção “Simão de Cirineu”; Verônica (Izadora Pala), canção “Vera Ícona”; e Mulheres de Jerusalém (Norma Bonfim, Andreza Santiago, Rosângela Souza e Jaqueline de Oliveira).
A Concha Acústica foi o palco escolhido para a crucificação. Ao lado do Bom e do Mau Ladrão (Bruno de Souza e Flávio Constantino) o Filho do Homem entregou o seu espírito. Ao som de “Belíssimo Esposo”, interpretada por Camila Pederiva, o corpo de Jesus foi colocado no colo de Maria. Mais um momento de grande emoção.
Em seguida, o corpo foi envolvido pelo sudário e levado ao sepulcro. O encerramento da peça deu-se com a música “Como pode Deus morrer?” e a mensagem “Ainda há Esperança!”, amplamente divulgada durante as semanas que antecederam a apresentação. Sob aplausos do público, que não mediu esforços para acompanhar a caminhada, mesmo debaixo de sol forte, concluímos com louvor esta grande missão a nós confiada.
Enfim, como diretor da peça, quero aproveitar a oportunidade para agradecer em primeiro lugar a Deus pelo êxito e a cada pessoa que se doou para a realização deste projeto. O apoio das paróquias, imprensa, padres, movimentos, pastorais e grupos de jovens. Sem esta união, nada teria se concretizado. Um agradecimento especial ao Prof. Marcos Valério Albinati, pela consultoria ao longo do período de preparação; ao Gabriel Kentenich, coordenador de Estrutura e Logística, que propôs a parceria entre as paróquias; ao Prof. Rodrigo Naves, responsável pela trilha sonora da peça, por ter partilhado conosco seus conhecimentos artísticos e nos incentivado a realizar um retiro de preparação com a metodologia OPA- Oração Pela Arte; as legionárias da Curia Regina Pacis pelo apoio nos cafés e a cada líder das equipes pelo suporte incondicional: Karoline Destefani e Anderson Craveiro (Cenários e Efeitos), Viviane Destefani e Neide de Oliveira (Figurino), Eliton Vicente e Claudineia Naves (Sonoplastia), Wesley Rosa e Salomé Casimiro (Fotografia e vídeo de divulgação).
Fica também um muito obrigado a cada membro de todas as equipes pelo brilhante trabalho. Música (Bárbara Corrêa, Caio Lopes, André Luiz da Costa, Izadora Pala, Marinho Bertoli, Otávio Nery, Filipe Morais, Ranieri Lacerda, Lucas Carvalho, Rafael Perrota e Rafaella Zanatelli), Figurino (Aline Rosa, Ana Paula Ortiz, Roberta Roquim, Ana Flávia Roquim, Norma Bonfim, Bárbara Vitória Ribeiro e Aline Belo), Maquiagem (Elisane Ferreira), Sonoplastia (Tatiana Tavares, Vargas Jr., Marcelo Davó e Ernani Firmiano), Bastidores, Estrutura, Cenários e Efeitos (Nathália Navarra, Gustavo Albertini, Leandro Alves, Giovani da Silva, Leandro Bueno, Giovana Albertini, Julia Lima, Marcos César Silva, Lisa Gomes, Camila Tavares, Franciele Santos, Matheus Nascimento, Bianca Bonfim e Maria Fernanda Malaquias).
Comentários
Parabéns aos jovens e em especial ao meu amigo Matheus. :)
http://falaseriogarota.wix.com/falaseriogarota