Há tempos queria escrever sobre este tema, mas precisava me
inteirar um pouco mais sobre o universo dos youtubers. Hoje, milhares de
crianças, adolescentes e jovens já estão considerando a hipótese de encarar [produzir
conteúdo para o You Tube] como profissão e não apenas um hobby.
Ao visitar inúmeros
canais, notei o porquê de tamanho deslumbramento: as cifras. Os números
alcançados pelos maiores youtubers brasileiros são fabulosos! Milhares de
seguidores nas redes sociais, outros milhares de inscritos em seus canais e tantos
mil reais colocados no cofrinho.
Sim, o negócio é altamente rentável para quem
sabe explorar ao máximo a ferramenta! Muito se especula sobre os valores
embolsados [já foi tema de matérias em revistas e sites], mas obviamente, nunca
com números confirmados publicamente pelas web-celebridades.
Independentemente
disso, é fato que o mercado da internet cresce a cada dia; os jovens estão cada
vez mais conectados e a publicidade nos canais aumenta proporcionalmente a este
movimento. Whindersson Nunes, Porta dos Fundos, Kéfera Buchmann, Felipe Neto, Julio Cociello e Felipe Castanhari são alguns dos exemplos mais bem sucedidos do Brasil. Canais
relacionados a games também estão em franca ascensão.
Justificando o título desta postagem, acredito
que não existam tantos segredos para o sucesso dos youtubers, creio que a
fórmula ideal seja simples. Acertar na linguagem do seu público-alvo,
apresentar um conteúdo interessante para este público escolhido, com um leve
toque de edição, que fique bem feita mas sem perder a aparência de vídeo caseiro. Visto que a
maioria grava em seus próprios quartos. A partir daí, é deixar a criatividade
fluir e montar estratégias para aumentar as visualizações e os números de inscritos.
Enfim,
ainda não dá para prever se é uma febre ou se vai durar por muito tempo este
fenômeno. Porém, uma coisa pode-se destacar.
Se você, ao ler esta matéria, acredita que tem potencial para seguir
esta carreira, não hesite em tentar. Experimente, arrisque e não se importe com
as críticas. Quem sabe você não será o próximo case de sucesso?
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