Pular para o conteúdo principal

Uma aventura na Cachoeira do Juju em Baependi


        Surpreendente! Esta seria a palavra que melhor caracteriza a nossa reação ao deparar-nos com a Cachoeira do Juju, em Baependi- MG. Já estive na cidade outras vezes, mas confesso que desconhecia a zona rural, um verdadeiro paraíso de belezas naturais! Se a queda d’água de mais de 100 metros já causa impacto de longe, imagina de perto! Porém, chegar lá não foi nada fácil... 
        Aproveitamos a segunda-feira de folga [13 de julho de 2015] para conhecermos as cachoeiras da terra de Nhá Chica [estávamos hospedados em Caxambu]. Nosso grupo era formado por cinco pessoas: Pe. Jean [anfitrião e motorista], Luciano [guia e fotógrafo], Max, Saymount e eu [turistas haha]. Saímos do Centro de Baependi às 13h50 e só chegamos ao nosso destino às 15h20. 

        Durante uma hora e meia, percorremos cerca de 35 km em estrada rural. Esse passeio é mesmo pra quem gosta de adrenalina [eu que o diga haha]. O acesso é complicado, cheio de altos e baixos, pedras e muita poeira. No entanto, a vantagem de fazer esse tipo de aventura entre amigos é que conversamos, interagimos e rimos durante toda a viagem. Não faltou animação e nem paisagens deslumbrantes para enriquecer o nosso percurso. Os trechos são bem sinalizados, com placas indicando as cachoeiras e comunidades rurais. 
     Quando menos esperávamos, chegamos ao pé de uma colina e estacionamos o carro. Aproveitamos para fazer um lanche [frutas e água] e encaramos a subida a pé, em fila indiana, por uma trilha contornando o morro. Andamos cerca de 30 minutos até chegarmos ao nosso objetivo. 
       Incrustada nas encostas da Serra da Careta, a Cachoeira do Juju é super imponente [a maior que já vi]. Chegamos ao seu topo onde existem duas piscinas naturais. Os mais corajosos resolveram dar um mergulho [quase morreram congelados]. Porém, a vista proporcionada pelo lugar foi o que mais nos encantou. Ficamos mais de uma hora contemplando a vastidão do horizonte e o contexto que nos envolvia. 

      Definitivamente é um lugar de paz. E como era dia de semana, encontramos apenas um guarda que trabalha no local. Sem nenhum visitante pra disputar espaço, subimos mais um pouco e nos deparamos com o Escorregador do Juju, imaginando como deveria ser bom fazer uma visita nesse lugar no verão. 
      Após dezenas de fotos, quando o sol estava começando a se por, decidimos ir embora, pois logo cairia uma fria noite de inverno...Convictos porém, de que vale a pena voltar e continuar explorando a região que oferece inúmeras outras cachoeiras para apreciarmos e vários esportes radicais.

Confira imagens incríveis da Cachoeira do Juju



         Leia também: Os Mistérios de São Thomé das Letras

                                Cachoeiras e Comunidade Hare Krishna de Baependi





Comentários

Total de visualizações de página

199404

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

O ET e outras peculiaridades de Varginha

               Dia desses, um leitor assíduo do meu blog me sugeriu que eu escrevesse sobre o ET de Varginha. Mas como o assunto é polêmico, intrigante e divide muitas opiniões, optei por redigir um texto sobre a cidade como um todo, no padrão dos que posto por aqui, com curiosidades [incluindo o ET] e sugestões de lugares para se visitar.      Varginha é uma cidade polo do Sul de Minas Gerais, mas com a vantagem de conservar características de interior. Resido aqui desde a infância e confesso que gosto muito desse lugar. Vou destacar alguns pontos [ruas, praças, avenidas, etc] marcantes que sempre me vêm à memória quando se fala da cidade: Avenida Rio Branco, Praça da Fonte, Avenida Princesa do Sul [acho a entrada da cidade tão bonita por ali, dá uma sensação tão boa de familiaridade no regresso de viagens], Praça Dom Pedro II [Jardim do Sapo], Calçadão da Wenceslau Braz e Rua Rio de Janeiro.       ...

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!

Anos 90 - Top 5 lembranças da escola

         Ah, fala verdade se às vezes não bate saudade dos tempos de escola? Os colegas, as bagunças, os materiais, os trabalhos, as professoras e as histórias...Nos anos 90, sem internet, tudo era muito diferente nos bancos escolares, porém não menos divertido hahha. Aproveite essa viagem pelo túnel do tempo e divirta-se! Não se esqueça de se INSCREVER no canal, dar o seu joinha e compartilhar esse link nas redes sociais...Grande abraço! Assista o vídeo, está sensacional!