Pular para o conteúdo principal

Pope Jovem, a História



      Cada um dos objetos que compõem a fotografia que ilustra este texto me traz uma lembrança. Seja de algum momento, de pessoas, duras batalhas, alegrias intensas, fortes lutas, sonhos concretizados, oportunidades de crescimento, grandes amizades...FÉ...Muito mais do que saudosismo ou sentimentalismo, faz parte da minha história, peça fundamental na construção do homem que me tornei...tenho muito orgulho disso...


     Até hoje, muita gente me pergunta como surgiu o Pope Jovem. Afinal, foram sete anos [2006 a 2013] consecutivos de trabalhos, 33 edições realizadas e cerca de 5.800 jovens alcançados diretamente. O encontro marcou uma geração de jovens da Diocese da Campanha – MG. Conheça um pouco mais dessa história nas linhas a seguir...
      


     O Pope Jovem foi fundado por Isabele Pissolatti, Tatiana Tavares, Cristiane Miranda e Matheus Pissolatti no dia 06 de agosto de 2006, quando foi realizada a primeira edição no salão da Igreja do Mártir São Sebastião, em Varginha. Na época, tudo era muito simples mas, os jovens presentes nesta edição pioneira, aprovaram o formato de programa de televisão, com linguagem rápida e descolada e nos incentivaram a continuar. 

      Pároco na época, Pe. Jean Poul Hansen, durante a missa de encerramento do Pope, nos chamou no altar e convidou toda a igreja a aplaudir a iniciativa. Mostrando-nos a grande responsabilidade que teríamos pela frente: de zelar pela juventude e mostrar que é possível ser um jovem cristão feliz no século XXI. Daquele dia em diante, nunca mais parou de ingressar membros no juvenil da Legião de Maria. 

        Dois meses depois, o então seminarista Roberto Nogueira nos convidou para levar o encontro para a comunidade rural dos Martins e em seguida para Carmo da Cachoeira. Os desafios aumentavam assim como a experiência e o aprimoramento de nossa fórmula. A partir daí, nunca mais paramos de receber convites para nos apresentarmos em outras cidades. 

       Na sequência vieram: Elói Mendes, Carmo da Cachoeira de novo, São Bento Abade, Cruzília duas vezes, Córrego do Ouro, Três Corações duas vezes, São Gonçalo do Sapucaí, São Vicente de Minas, Três Pontas, Baependi duas vezes, São Lourenço duas vezes, Caxambu, Campanha, Belo Horizonte e Natércia. Nosso recorde de público pertence a Caxambu, que reuniu cerca de 800 pessoas em junho de 2012.

      Recebemos também alguns convites em nossa cidade. Da Paróquia Cristo Ressuscitado, da Escola Melo Viana, especial para crianças duas vezes e da Paróquia de Santana, específico para crismandos. Mesmo com esta verdadeira turnê por outras paróquias, nunca deixamos de realizar nossa edição anual no salão do Mártir, sempre no mês de maio. 

     A segunda edição oficial em Varginha aconteceu no ano de 2007, depois vieram: Pope Jovem III em 2008, o 4 em 2009, o 5 em 2010, o 6 em 2011 e o 7 em 2012. Em 2013, por ser o ano da grande JMJ no Brasil, realizamos uma edição especial e comemorativa em 3D [três dias] no Cenáculo, que foi classificada pela equipe como o maior desafio e também a melhor edição de todos os tempos. 

      Ao longo desses sete anos, várias atrações marcaram o Pope Jovem, mas nenhuma com tanto êxito e repercussão quanto a comédia teatral “A Casa da Mãe Joana”, que também teve sete temporadas, somando 33 apresentações. 

      Enfim, só foi possível escrever essa grande história de sucesso, que ficará marcada para sempre em nossas vidas, graças aos laços de fé, amizade, companheirismo, confiança e união que marcaram essa grande equipe de trabalho.

      Em julho de 2014, os membros da antiga equipe decidiram matar a saudade com um Pope Jovem, o Reencontro. Uma nova edição nos mesmos moldes, mas reunindo os veteranos e a turma atual da Legião de Maria Jovem foi realizada de 17 a 19 de julho de 2015 no Recanto Sagrado Coração. Em 2016 [de 29 a 31 de julho] para comemorar os 10 anos de criação do evento, foi realizado o terceiro Reencontro no mesmo local, esta edição foi considerada a melhor de todos os tempos. 
    P. S: Nunca demais lembrar que tudo começou com um incentivo, leia "O Legado de Pe. Moacir".

Confira um vídeo com a história do Pope Jovem



     Leia também: Pope Jovem 10 anos, o emocionante Reencontro de grandes amigos

                           A gente se diverte na Casa da Mãe Joana.






Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo ...

O que aprendi com o documentário de Brené Brown

Se você curte conteúdo que agrega, minha indicação para este fim de semana é o documentário " The call to courage ", protagonizado pela pesquisadora americana Brené Brown , disponível no Netflix (1h16min de duração). Além de divertido, muitas contribuições para a nossa vida pessoal, profissional e relacionamentos. Já assisti duas vezes e as mensagens sobre coragem e vulnerabilidade ainda reverberam em minha mente até hoje. Por isso resolvi compartilhar, quem sabe esta indicação pode contribuir para outras pessoas... De tudo que vi, a parte mais impactante pra mim foi a referência a Roosevelt (não conhecia esta frase) que compartilho neste postagem! "Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; que luta bravamente. Que erra, que decepciona, porque não há esforço ...

Como vivenciar plenamente a Quaresma - ft. Pe. Jean Poul Hansen

            Se você está com o propósito de fazer alguma penitência ou sacrifício nesta Quaresma, além de ficar por dentro das principais orientações da Igreja, assista esse vídeo até o final! Pe. Jean Poul Hansen, Coordenador Diocesano de Pastoral, comenta tudo sobre este tempo especial de preparação para a Páscoa e ainda passa algumas sugestões de atividades e exercícios quaresmais, vale a pena conferir!      Assista, curta e compartilhe com os seus amigos! INSCREVA-SE também no canal, obrigado desde já pela força, grande abraço! Assista ao vídeo na íntegra!

Melhores Momentos do Podcast - Segunda Temporada

  Chegou o momento mais aguardado da temporada, aquela hora de nos divertirmos e inspirarmos com os melhores trechos da segunda temporada do nosso podcast! Um corte interessante de cada um dos 18 episódios, vale a pena assistir na íntegra e se recordar de cada um dos nossos convidados! Se você curte boas entrevistas, se liga que em breve vai rolar a terceira temporada do nosso podcast, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, grande abraço! Ria bastante e confira as melhores histórias!

O dia em que conheci o SBT

               Sempre sonhei com o dia em que eu andaria por aqueles corredores, encontraria vários artistas, conheceria os estúdios e participaria da gravação de um programa...esse dia finalmente chegou! O 27 de agosto de 2015 jamais sairá de minha memória. Tudo que assisti ao longo dos anos nos programas de auditório da emissora foram se materializando na minha frente.        Eram 12h10 quando avistamos o SBT pela primeira vez, do outro lado da Rodovia Anhanguera, em Osasco, região metropolitana de São Paulo. Impossível conter a ansiedade enquanto o motorista fazia o retorno para ingressarmos na pista certa, que dava acesso à fábrica de sonhos de Silvio Santos. Passamos pela portaria e fomos bem recepcionados pela produtora Patrícia, que nos acompanhou ao longo do dia. Após este bate-papo inicial, entramos realmente no CDT – Centro de Televisão.         Do ônibus, avistamos o parq...