Pular para o conteúdo principal

O Legado de Pe. Moacir


      Como me esquecer da pessoa que me deu o primeiro incentivo? Que acreditou no meu potencial quando eu apenas um garoto sonhador? Pe. Moacir não só celebrou o meu Batizado, a minha Primeira Eucaristia e ouviu a minha primeira confissão, mas também, foi quem generosamente primeiro regou a semente, para que um dia eu me tornasse um jornalista. 

       No ano 2000, apresentei-lhe a proposta para um informativo interno da Legião de Maria Jovem e ele sinalizou prontamente ao meu pedido: 30 cópias xerografadas. Nasceu assim, de forma modesta, o Jornal Planeta Legionis, ponto de partida para todas as outras conquistas que vieram na sequência. “Acho o trabalho legionário ótimo, maravilhoso. A respeito do jornal, é uma iniciativa muito boa e vocês devem levar em frente. Pois serve para influenciar outros jovens a participarem da Legião de Maria.”. Com estas palavras, Pe. Moacir [ele sempre me dizia que preferia ser chamado de padre, ao invés de Monsenhor] concluiu o “Papo Cabeça” da primeira edição do Planeta Legionis, em outubro do ano 2000. 

      O tempo passou, o sonho foi crescendo, buscamos patrocinadores e parceiros, chegamos à marca de 1000 exemplares e até edições coloridas tivemos. Na esteira do aprendizado e do amadurecimento, vieram o Pope Jovem, as grandes peças teatrais, as viagens pela Diocese da Campanha e as participações na Jornada Mundial da Juventude.  

     Mesmo com todas estas conquistas e maravilhosas experiências, somente uma coisa não mudou: meu sentimento de gratidão ao querido e saudoso Pe. Moacir. Tenho plena certeza que, se ele não tivesse dado o primeiro incentivo, não teria aprendido desde cedo a usar as minhas habilidades à serviço da evangelização. E consequentemente, os milhares de jovens alcançados pelo trabalho do nosso grupo não teriam tido a oportunidade de vivenciar a fé da forma que nós vivenciamos. É dessa forma que gosto de me recordar do Pe. Moacir: um grande incentivador.

    É claro que afloram outras lembranças em minha mente agora: as quermesses do Mártir de antigamente, as grandes Semanas Santas [destaque às procissões da Ressurreição, seguidas de missas campais], a visita dos Missionários Redentoristas [eu participava das Missõezinhas, em 1995], as coroações de N. Sra com aquele altar “gigante” montado no presbitério, o escritório na sala da casa paroquial com a saudosa Dona Hermínia no atendimento, o dia que ele pagou para a minha turma de catequese assistir ao filme “Central do Brasil” no Cine Rio Branco [a última vez que fui lá, em 1998], o lendário dia que nos convidou para tomar um café na casa paroquial e claro, seu Fusquinha Verde, praticamente um Mito.... 

    Enfim, sua passagem marcou a vida de nossa Paróquia do Mártir São Sebastião para sempre. Ficam no coração as melhores lembranças, jamais te esqueceremos,  Pe. Moacir Matias Marques (1933 - 2013).  

      Leia também:  O Dom Diamantino que conhecemos

                             O dia em que estivemos no Cine Rio Branco             

Comentários

Lendário Pe. Moacir, que marcou gerações!
Com toda a certeza Janilton...fez uma bela história em nossa cidade...

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na época era do SBT), Punky, a Levada da Breca (em desenho e em seriado),

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!

Como conquistar uma Oratória Eficiente?

    É tão gratificante quando conseguimos tirar os sonhos do papel e transformá-los em realidade! Com prazer compartilho com vocês uma boa notícia: lancei um e-book esta semana! Reuni em "7 Maneiras para Empreendedores Dominarem a Oratória Eficiente" um pouco das minhas experiências e práticas em comunicação, com o objetivo de ajudar empreendedores, profissionais liberais e prestadores de serviços a destravarem a sua oratória! Ciente da necessidade que este público têm de divulgar seus produtos e serviços nas redes sociais, gravando vídeos e também se apresentando em público com mais objetividade para vender mais! É um verdadeiro guia prático! Ao longo das páginas compartilho orientações e proponho diversos exercícios que vão direcionar os leitores e desafiá-los a agir, já produzindo conteúdos para os seus negócios! E aproveitando a expertise com os mais de 100 entrevistados no Podcast, preparei um bônus com "21 Segredos para dar entrevistas interessantes em podcas