Pular para o conteúdo principal

Uma Experiência no Mosteiro de Caxambu

         
         No alto de uma colina, na zona rural de Caxambu-MG (a 6 km da cidade), vivenciamos um fim de semana inesquecível. Em meio a um cenário inspirador, com árvores frondosas, delicadas flores, alegre canto dos pássaros e ao caloroso acolhimento das monjas beneditinas da Abadia Maria Mãe do Cristo, pudemos experimentar três dias de profunda imersão espiritual. 
       Em busca de ampliar os horizontes da fé e beber “direto da fonte”, jovens de variados grupos das Paróquias do Mártir São Sebastião e Divino Espírito Santo de Varginha-MG, se propuseram a acompanhar a rotina de oração das irmãs do Mosteiro, de sexta a domingo (17 a 19 de novembro). Desde as vigílias na madrugada, até a oração das completas à noite, pudemos nos envolver neste clima de reflexão e recolhimento. Além de realizarmos estudo dirigido de textos do Evangelho, Encíclicas e renomados autores católicos, com momentos de partilha, crescimento e dinâmicas. Os trabalhos foram conduzidos por Matheus Pissolatti, com grande participação e envolvimento de todos os presentes. As músicas ficaram por conta do jovem Henrique Lopes, de Baependi.
     Um dos pontos altos do retiro aconteceu na noite de sábado, em que após o jantar (destaque especial à maravilhosa culinária das monjas em todas as refeições) tivemos a oportunidade de interagir com as monjas, que nos receberam no parlatório. Pudemos partilhar um pouco de nossas vidas, atividades e também descobrir algumas curiosidades sobre a rotina de trabalhos e vida monástica [as 12 monjas vivem em clausura e só saem do Mosteiro quando é realmente necessário, como uma consulta médica por exemplo]. E a pedido das irmãs, que ouviram de longe nossas canções desde o primeiro dia, e com o consentimento da madre abadessa Maria Regina Silva, cantamos várias músicas que deram o tom ao nosso aprofundamento como “Minha essência”, “Força e Vitória”, “Aleluia”, entre outras. Ambos os grupos se emocionaram bastante.
 
      Enfim, na opinião dos participantes, estes três dias de convivência e oração foram extremamente especiais e de grande crescimento espiritual. Queremos não só voltar, como recomendar uma visita a todos que se interessam por intensas experiências de fé. De segunda à sábado as Missas no Mosteiro acontecem às 8h da manhã e aos domingos às 11h, sempre abertas ao público.
     Para mais informações sobre o Mosteiro, entre em contato pelo (35) 3342-1010 ou por e-mail: abadiamariamaedocristo@gmail.com.

Confira o vídeo com imagens incríveis do Mosteiro de Caxambu!


Comentários

Unknown disse…
Dias especiais com pessoas maravilhosas! Gratidão amigo Matheus! Arrasou na matéria!
Ah foi mesmo um momento espetacular viu....Imagina, eu que agradeço por vcs terem ido...Bjus e obrigado por ler...

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

Papo sobre Empregabilidade

O bate-papo desta semana é de utilidade pública e envolve todos que ocupam ou estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Convidei a Professora Edna Custódio para batermos um papo sobre empregabilidade. Na conversa, além de nos contextualizar sobre as mudanças e tendências pós-pandemia, a profissional compartilha algumas dicas de competências a serem desenvolvidas para manter-se ou recolocar-se no mercado. Está sensacional, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte entretenimento com utilidade pública, você está no lugar certo! INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades, não se esqueça de ativar o sininho das notificações! Grande abraço! Confira o vídeo!

Obrigado Bento XVI

      Esses dias me surpreendi pensando no pontificado do Papa Francisco...Realmente oxigenou a nossa Igreja, trouxe um fôlego novo aos fiéis e está deixando profundas marcas de humildade e amor ao próximo... Ao mesmo tempo, me lembro do gesto nobre de seu antecessor. Ao renunciar, Bento XVI abriu caminho para toda a revolução que está acontecendo...Na época, redigi um texto para o Jornal Planeta Legionis contando um pouco da minha percepção sobre este pontífice [a foto que ilustra o texto foi tirada na Jornada de Madrid]...confira!      Os quase oito anos de pontificado de Bento XVI coincidem com a ascensão dos nossos trabalhos com a juventude, tanto paroquial quanto diocesana. Se João Paulo II foi o papa de nossa infância, Joseph Ratzinger foi o sumo pontífice que marcou profundamente a nossa juventude.        Como me esquecer do primeiro papa que vi de perto? Duas vezes por sinal! Ainda guardo com carinho o ticket de entrada [tão suado de conseguir] para o Encontro co

Fã de Silvio Santos até no aniversário

                 No primeiro aniversário após ter conhecido Silvio Santos pessoalmente, decidi comemorar de uma maneira diferente. Utilizei elementos do apresentador como tema da minha festa e compomos um cenário explorando várias características que são marcas registradas do Homem do Baú.         Montamos um painel com as logos dos programas mais marcantes de SS e de algumas empresas do seu Grupo. Ao centro, na tela da "TV", ficou a histórica foto que tirei com o meu ídolo quando visitei os bastidores do Roda a Roda Jequiti, no SBT, em setembro do ano passado.            Na mesa, réplicas dos famosos aviõezinhos e algumas cédulas de dinheiro [obviamente sem valor]. Porém, o maior trunfo da noite foi mesmo o bolo. Estilizado no formato de paletó, camisa, gravata e microfone [comestíveis e saborosos], além dos deliciosos recheios carinhosamente preparados pela minha mãe.            Enfim, mais um sonho realizado. Foi realmente muito legal! Com cert